Principal personagem do Londrina na Série B, o técnico Adilson Batista não dirige mais o Tubarão na reta final da competição. O treinador passou por uma cirurgia no joelho na segunda-feira (24) e só volta a trabalhar em 2023. O auxiliar-técnico Cyro Leães comanda a equipe nas duas últimas rodadas do Brasileiro.

Adilson Batista conversa com Cyro Leães durante vitória sobre o Sport: auxiliar comando o LEC nas duas últimas rodadas da série B
Adilson Batista conversa com Cyro Leães durante vitória sobre o Sport: auxiliar comando o LEC nas duas últimas rodadas da série B | Foto: Ricardo Chicarelli/LEC

O treinador já tinha deixado o procedimento agendado para esta data, mas não havia confirmado a intervenção após a vitória sobre o Sport, no sábado (22). Com os três pontos diante os pernambucanos, o LEC matematicamente ainda tem chance de acesso. No entanto, Adilson vinha sentindo muito incômodo, dores e limitações de movimento no joelho esquerdo e decidiu realizar a cirurgia mesmo sem o fim do campeonato.

Leia mais sobre o LEC

LEC vence o Sport de virada e segue na briga pelo G4

Adilson Batista é realista e vê chance no G4 como difícil

O procedimento foi realizado pelo ortopedista Alexandre Queiroz, na clínica Uniorte, com o auxílio de um robô. A intervenção denominada artroplastia indiciou a colocação de uma prótese no joelho do treinador para corrigir uma artrose avançada. "A escolha pelo uso do sistema robótico vem pela alta precisão que esta tecnologia nos traz, o que permite fazer o ajuste exato na prótese, adaptando o mais próximo possível da anatomia do paciente", explicou o médico. "Além disso, as incisões são menores, o que leva a um pós operatório com menos dor".

Adilson Batista deve permanecer internado até amanhã e logo após a alta começa o processo de reabilitação, com fisioterapia e trabalhos físicos, no CT da SM Sports. A cirurgia foi considerada um sucesso e a previsão é que o treinador possa voltar às atividades normais em um prazo de dois meses.

Adilson Batista chegou ao LEC em março e dirigiu o time em 38 jogos - dois pelo Paranaense e 36 pelo Brasileiro. Foram 15 vitórias, 11 empates e 12 derrotas. O treinador se despede do Tubarão com um aproveitamento de 49% e deixando o time no sexto lugar da Série B, com 53 pontos. O Londrina tem cinco pontos a menos que o Bahia, atual quarto colocado. O tricolor baiano enfrenta o Guarani, na Fonte Nova, na próxima rodada, e depois joga em Maceió diante do CRB.

Cyro Leães trabalha com Adilson desde 2014 e já assumiu o comando da equipe na reapresentação do elenco na tarde de segunda-feira. O técnico interino agora vai dirigir o LEC na partida de sexta-feira (28) contra o Ituano, no estádio do Café, e diante do Sampaio Corrêa, na última rodada, no dia 6, no Maranhão.

Para a próxima partida, Leães terá o retorno do lateral Alan Ruschel, que cumpriu suspensão automática no sábado. O zagueiro Saimon saiu com uma lesão muscular na coxa e será reavaliado pelo departamento médico ao longo da semana para saber se terá ou não condições de atuar.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link