A vitória de virada do Londrina no fim de semana manteve o time matematicamente vivo na briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro. Além de despachar o Sport, adversário direto, o Tubarão ganhou três posições e agora figura como sexto colocado, somando 53 pontos, assim como o time pernambucano.

Com a combinação de resultados da 36ª rodada da Série B, o time agora tem como principal alvo o Bahia, que está no G4, mas empatou no sábado (22) e tem 58 pontos. O Vasco está em terceiro, com 59. Já o Grêmio conseguiu o acesso ao vencer o Náutico neste domingo (23), por 3 a 0, e chegou aos 61 pontos. O líder Cruzeiro tem 72.

Ou seja, com seis pontos ainda em disputa, o LEC tem cinco a menos que o Tricolor Baiano. Apesar do fio de esperança, no campo das contas a possibilidade de chegar ao grupo que sobe é baixíssima. De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a chance alviceleste de G4 é de 0,92%.

Ciente da dificuldade, o técnico Adilson Batista é realista quanto ao futuro da equipe. “Todos nós sabemos que é difícil. Agora o foco é o Bahia, que tem um jogo em casa. Então, vamos tentar vencer o Ituano”, destacou. “A matemática é difícil, a porcentagem é pequena”, reforçou. Na sexta-feira (28), o Londrina recebe o Ituano, no estádio do Café, às 19h.

O clube paulista, inclusive, está na frente do LEC na tabela, com 54 pontos. Para tentar fazer do sonho do acesso uma realidade – mesmo que distante -, o Tubarão precisa vencer o Ituano em casa e o Sampaio Corrêa, na última rodada, fora. O Sampaio é o oitavo, com 52 pontos. Além disso, tem que torcer para duas derrotas do Bahia, que recebe o Guarani no Fonte Nova e viaja para enfrentar o CRB. Os dois clubes não lutam por mais nada na competição. O Londrina ainda teria que contar com tropeços de Ituano e Sport.

O Galo de Itu levou a melhor sobre o Sampaio Corrêa no fim de semana por 1 a 0. “Vamos trabalhar para tentar vencê-los. Empatamos lá (no primeiro turno). Eles mudaram, cresceram, melhoraram. Estão fazendo um returno muito bom. É um jogo em que vamos encontrar dificuldades”, refletiu Batista. O elenco se reapresenta no Centro de Treinamentos da SM Sports nesta segunda-feira (23).

PONTOS QUE FAZEM FALTA

Nesta reta final, o LEC também tem lamentado pontos importantes perdidos ao longo do campeonato, como o empate com o Tombense, Vila Nova e a derrota para a Ponte Preta. “A virada contra o Sport foi reflexo do que foi a temporada. Mas pedi desculpas [em outras oportunidades], falei que todos nós erramos em alguns jogos, poderíamos estar numa situação melhor, mas o time sempre persistiu, acreditou, teve brio, foi competitivo, duelou, às vezes jogou mal, mas sempre acreditamos.”

GRAMADO RUIM

Apesar de ter saído atrás no placar, o Tubarão jogou bem contra o Leão da Ilha, principalmente no segundo tempo, com muito volume, rodando a bola e envolvendo o adversário. Os gols da vitória alviceleste por 2 a 1 foram marcados por Gegê e Caprini, após Vágner Love abrir o placar para o Sport. Se o desempenho em campo agradou, o mesmo não pôde ser dito do gramado do Café. Com um tipo de grama diferente em vários pontos em relação ao restante do campo, treinador e jogadores lamentaram a situação. “Tivemos algumas dificuldades até em função do gramado”, constatou Batista.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.