| |

Esporte 5m de leitura

Libertadores perdeu audiência fora da Globo, mas ganha força em novo cenário do mercado

ATUALIZAÇÃO
13 de maio de 2022

LUCIANO TRINDADE
AUTOR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Conmebol analisou uma série de fatores antes de definir a Globo como vencedora de sua licitação para a compra dos direitos de transmissão da Libertadores no ciclo entre 2023 e 2026.

Além de solucionar um recente atrito com a emissora, a entidade considerou o maior alcance de audiência do canal carioca em comparação com o SBT, atual dono dos direitos, além do fato de a Globo ter aceitado exigências como exibir os patrocinadores da competição durante as partidas e transmitir a final do torneio mesmo se não houver times brasileiros presentes.

Com a nova postura da emissora carioca, o Conselho da Conmebol deu aval para indicar o canal como vencedor da licitação livre, na qual os valores das propostas das emissoras não era o único fator determinante —a audiência, por exemplo, também era fundamental.

De acordo com números obtidos pela reportagem, a Libertadores perdeu público nas temporadas em que foi exibida no SBT. Em 2020, por exemplo, a Globo exibiu cinco jogos da primeira fase antes de rescindir o contrato e teve média de 26 pontos em São Paulo, principal mercado publicitário do país, número idêntico ao obtido em 2019 e menor do que em 2018, quando a média foi de 28.

Ao assumir o restante da edição de 2020, incluindo a final, o SBT registrou média de 12 pontos no torneio em que o Palmeiras venceu o Santos na decisão em jogo único, no Maracanã. No ano passado, o canal de Silvio Santos manteve a mesma média na edição em que a equipe alviverde foi novamente campeã, agora superando o Flamengo na final.

Na atual edição, a última sob o contrato vigente, a emissora vem registrando uma média de 8 pontos em São Paulo.

A audiência da televisão brasileira é aferida pela Kantar Ibope Media. Cada ponto em São Paulo equivale a 76.577 domicílios e 205.377 indivíduos.

De acordo com o portal UOL, na avaliação da cúpula da Conmebol, como a Globo passou a aceitar exibir os patrocinadores, algo que o canal paulista já havia concedido desde o último ciclo, ter um maior alcance de audiência é mais atrativo para os parceiros. Atualmente, dez marcas estão ligadas à competição: Ford, Amstel, Credicard, Gatorade, Santander, Rexona, Betfair, Qatar Airways, Bridgestone e EA Sports.

"A volta para Globo é importante para a visibilidade do produto [Libertadores]. Quem mais ganhou nesses dois anos foi o SBT, mas era perceptível no mercado a tentativa de reconciliação entre Globo e Conmebol", diz Bruno Maia, executivo de inovação no esporte e CEO da Feel The Match.

Em outubro de 2020, as duas partes chegaram a um acordo para encerrar uma disputa levada para uma corte arbitral na Suíça devido à decisão unilateral do canal de rescindir o vínculo da Libertadores de 2020, sob a alegação de que havia tido perdas financeiras durante a crise causada pela pandemia de Covid-19.

Devido à quebra do acordo, no entanto, a confederação exigia da emissora o pagamento de uma multa de US$ 120 milhões (R$ 606 milhões na cotação atual).

Antes do caso ser julgado no tribunal arbitral, porém, as partes anunciaram um acordo, sem revelar os detalhes, além da intenção de ter a emissora disputando novamente os direitos, principalmente pelo grande público do canal carioca.

Mesmo as finais com dois times brasileiros não fizeram o SBT, ao menos, igualar o alcance da Globo. Em 2020, a final entre Santos e Palmeiras teve uma média de 25 pontos em São Paulo. No ano seguinte, Palmeiras e Flamengo registrou 27 pontos. Em 2019, na Globo, Flamengo e River Plate marcou 33 pontos.

"A diferença das audiências é muito grande. Ainda mais considerando que foram dois anos seguidos de finais brasileiras e de um domínio enorme dos times daqui", pontua Maia.

No próximo ciclo, mesmo que a decisão não tenha clubes brasileiros, a emissora carioca se comprometeu a exibir a final. Entre 1993 e 2020, quando também era dona dos direitos, a emissora só exibia as decisões de clubes do país.

Em 2018, por exemplo, o clássico argentino entre Boca Juniors e River Plate ficou sem transmissão na TV aberta, sendo restrito à TV fechada, por SporTV e Fox Sports.

No ciclo de 2023 a 2026, os pacotes foram divididos entre a ESPN (Disney) e a Paramount (Viacom). Outro pacote, o de melhores momentos, ficou com a One Football.

A divisão dos pacotes nos serviços por assinatura mantém a Libertadores em sintonia com o novo cenário dos direitos de transmissão dos eventos esportivos, em que os pacotes são cada vez mais fracionados.

O maior exemplo disso foi visto no Campeonato Paulista deste ano. Depois de mudar de casa, deixando a Globo rumo à RecordTV, num contrato de quatro anos, a competição também teve suas partidas exibidas por YouTube, HBO Max, Estádio TNT Sports, Premiere e Paulistão Play.

"É uma nova era [nas transmissões esportivas]. A briga por audiência está mais acirrada, trazendo novos players [canais e serviços] e a necessidade cada vez maior da melhoria na experiência do telespectador", diz Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap.

Além do Paulista, a Globo também perdeu o Campeonato Carioca, que em 2021 e 2022 foi exibido na TV aberta pela RecordTV.

Na internet, o estadual do Rio seguiu o modelo do Paulista com uma série de opções, como os canais na Twitch do Gaules, Casimito e Ronaldo TV. No YouTube, também houve transmissões nos canais Cariocão TV e Flow Sport Club.

Em 2021, a Champions League foi outro torneio que mudou de casa no Brasil. Com um contrato firmado por três anos, o SBT assumiu a competição europeia na TV aberta —o vínculo vai até 2024. A Liga Europa também entrou na grade da emissora de Silvio Santos, num ano em que o canal voltou a fazer grandes investimentos no esporte.

Meses após adquirir os torneios europeus, o SBT comprou a Copa América de 2021, que teve o Brasil na decisão, vencida pela Argentina, no Maracanã. A partir de 2023, o canal também será a casa da Copa Sul-Americana, até 2026.

Para voltar a reconquistar espaço, também em maio 2021, a Globo anunciou a aquisição dos direitos de transmissão de todas as seleções sul-americanas nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O canal já tinha, até então, os direitos dos jogos de Brasil e Argentina. Na competição, as negociações são feitas com cada federação pelos duelos nas quais jogam em casa.

De acordo com o jornalista Flávio Ricco, do R7, nos próximos dias a emissora deverá anunciar também a aquisição da Nations League da Europa, que começa em junho. Procurada pela reportagem, a emissora ainda não confirmou a compra dos direitos.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS