| |

Esporte 5m de leitura

Doenças cardiovasculares mataram 349 mil em 2016

ATUALIZAÇÃO
14 de novembro de 2017


AUTOR

No ano passado, foram registrados 349 mil óbitos no Brasil decorrentes de doenças cardiovasculares. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que, a cada ano, 17,3 milhões de pessoas morrem em todo o mundo de problemas do coração.

De acordo com a cardiologista Fátima Dumas Cintra, doutora em ciências pela Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a principal causa de morte súbita em atletas de alto rendimento é a doença da artéria coronária – infarto agudo do miocárdio – e, em atletas mais jovens, abaixo dos 30 anos, a maioria está relacionada a problemas congênitos, como a cardiomiopatia hipertrófica.

"Por isso é fundamental a avaliação de pré participação médica, com o objetivo de verificar se o indivíduo apresenta alguma condição de risco na prática da atividade física. A Itália é líder mundial neste tipo de normativa e por isso não registra casos de cardiomiopatia. No Brasil, hoje, também é bastante difundido."

Ascensão
Para uma grande parcela da população brasileira, o futebol continua sendo uma grande oportunidade de ascensão social e de mudança de padrão de vida não só para o futuro jogador, mas para a família toda. E esta necessidade de vencer na vida se torna um empecilho até mesmo quando está em jogo viver ou morrer. "Para alguns atletas, é um divisor de águas e eles acabam insistindo na prática competitiva mesmo com restrições. A morte de um atleta é sempre muito traumática, já que trata-se de um jovem, em plena atividade física e em uma fase produtiva muito alta", aponta Cintra.

A morte de atletas muito jovens ou ainda adolescentes também choca. Para Ivan Pacheco, especialista em medicina do esporte e diretor da SBMEE, há uma exigência muito maior hoje na prática esportiva e isso pode levar a problemas. Mas o médico reconhece que a maioria dos casos é decorrente de anomalias hereditárias ou congênitas e que poderia ser evitada.

"Um simples questionário, sobre se ele já teve falta de ar quando corre, casos de infarto na família, palpitação quando corre, poderia ser o pontapé inicial para uma investigação mais aprofundada", aponta. "Uma arritmia, por exemplo, pode não se manisfestar em um esporte lúdico, mas quando aumenta a exigência, sim. O coração pode estar bom para uma caminhada a seis, sete quilômetros (por hora), mas não para uma corrida a 20 quilômetros, e isso pode acabar em morte súbita." (L.F.C.)

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS