| |

Esporte 5m de leitura

Comentarista inglês que chamou de mito os mil gols de Pelé diz ter sido uma brincadeira

ATUALIZAÇÃO
17 de março de 2022

ALEX SABINO
AUTOR

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ex-zagueiro e comentarista inglês Jamie Carragher afirma que a opinião dada sobre os mil gols de Pelé foi uma "brincadeira" e que a "ama" o ex-jogador brasileiro.

O comentário foi enviado à reportagem pela assessoria de imprensa da Sky Sports, canal pelo qual trabalha.

"Foi parte de uma conversação sobre recordes de gol e era relacionado a Cristiano Ronaldo. Foi algo dito como ironia", afirma o jogador histórico do Liverpool.

Para a emissora, o assunto nem deve ser considerado relevante porque quem assistiu ao vídeo teria constatado se tratar de uma conversa leve, em tom de brincadeira.

O comentário de Carragher causou polêmica e indignação nas redes sociais no Brasil.

Durante o programa Monday Night Football, na última segunda-feira (14), Carragher foi provocado pelo também comentarista e ex-lateral Gary Neville.

"Jamie tem uma teoria interessante sobre [os gols de] Pelé", provocou, dando a entender ser um tema que já tinha sido discutido entre eles fora do ar.

Em seguida, Carragher afirma considerar os mil gols marcados pelo brasileiro "um mito" e que não acredita nessa estatística. Em sua conta oficial no Instagram, Pelé contabiliza os 1.283 anotados em sua carreira.

A discussão aconteceu porque Cristiano Ronaldo chegou aos 807 gols em "partidas em competições oficiais", o que seria um recorde da história do futebol. Dentro desses mesmos critérios, Pelé tem 762 gols.

Mas a estatística ignora as características do futebol entre os anos 1960 e 1970, nos anos em que o atacante da seleção brasileira atuou pelo Santos (1956-1974). Durante boa parte deste período, o time fazia excursões pelo exterior em que a presença do camisa 10 eram exigência contratual.

Jamie Carragher atuou como zagueiro do Liverpool entre 1996 e 2013. É o segundo jogador com mais partidas na história do clube (737) e quem mais atuou em confrontos por torneios europeus (149). Conquistou a Champions League de 2005 e a Copa da Inglaterra em 2001 e 2006. Pela seleção inglesa, ele disputou a Copa do Mundo de 2006 e a Eurocopa de 2004 e 2008.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS