O Campeonato Brasileiro começa neste sábado (9) sob o protagonismo de um trio que vem dominando o futebol nacional nos últimos anos. Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro são apontados por quase todos os especialistas os grandes favoritos, senão os únicos, a brigarem novamente pelo mais importante título do futebol verde e amarelo.

Hulk é o grande nome do Atlético Mineiro para buscar o bicampeonato brasileiro
Hulk é o grande nome do Atlético Mineiro para buscar o bicampeonato brasileiro | Foto: Daniel Castelo Branco/DiaEsportivo/Folhapress

Com os maiores investimentos e os elencos mais estrelados, paulistas, cariocas e mineiros prometem uma briga acirrada pela primeira colocação desde a rodada inicial até o mês de novembro, quando se encerra a competição. Os times venceram as últimas quatro edições do Brasileiro: o Palmeiras ganhou em 2018, o Flamengo foi bicampeão em 2019 e 2020 e o Galo venceu no ano passado.

O Verdão vive o melhor momento, com um trabalho consolidado do técnico Abel Ferreira, que só nesta temporada já conquistou os títulos da Recopa Sul-Americana e do Paulista. Flamengo e Atlético trocaram de treinadores e ainda não empolgam. Pior para o rubro-negro, que viu escapar os títulos da Supercopa do Brasil para o próprio Galo e o Carioca para o rival Fluminense. Com apenas três meses no comando, o português Paulo Sousa já sente a pressão pelos resultados ruins e atuações pouco convincentes.

Leia também

Londrina terá três estreias na abertura da Série B

LEC fará cinco jogos em 19 dias no início da Série B

Se ainda não tem o mesmo futebol que empolgou o país no ano passado, o Galo, agora sob o comando do argentino Antonio Mohamed, o "El Turco", venceu o Campeonato Mineiro diante do rival Cruzeiro e dá perspectivas ao seu torcedor de que irá brigar por mais títulos na temporada.

Flamengo e Palmeiras estreiam no sábado. O rubro-negro joga às 19h, em Goiânia, diante do Atlético Goianiense, enquanto o Verdão recebe o Ceará, no Allianz Parque, às 21h. O Galo jogará perante a sua torcida no domingo (10), às 16h, contra o Internacional, no Mineirão. O sábado marca também a estreia do Santos diante do Fluminense, às 16h30, no Maracanã.

Se a briga pelo título parece se reduzir a três concorrentes, a promessa por vagas em competições sul-americanas, principalmente a Libertadores, promete ser intensa. Em 2021, oito clubes se classificaram para a competição via Campeonato Brasileiro.

Diante da difícil realidade de brigar pelo título nacional, em razão do poderio dos rivais, a vaga na Libertadores passa a ser o objetivo principal de Corinthians e São Paulo. Ainda sem convencer com o técnico Vítor Pereira, o Timão joga no domingo, às 16h, contra o Botafogo, no Nilton Santos.

Apesar da boa campanha no Estadual, o São Paulo saiu ferido do Paulista ao ser atropelado pelo Palmeiras na final por 4 a 0 e ficar com o vice-campeonato. Terá que mostrar evolução para ter a confiança da torcida no Brasileiro. O Tricolor joga no domingo, às 19h, no Morumbi, contra o Athletico. As novidades na edição de 2022 são Botafogo, Coritiba, Avaí e Goiás, que subiram da Série B.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link