Dar um up grade no currículo e investir na carreira por meio de cursos e palestras é assertivo. Mas de nada adianta o empenho se você mantiver as informações profissionais sobre você guardadas em uma gaveta. Ser visto e apresentar-se ao mercado é fundamental e uma das vantagens da contemporaneidade é que não é preciso bater perna, gastar sapato ou fazer viagens às cegas em busca da sonhada oportunidade de trabalho.

A internet e as redes sociais profissionais são caminhos seguros e sérios para procurar trabalho e também para ser alcançado pelos grandes recrutadores. Assim, pode ser o caso de estar faltando apenas um investimento digital na sua carreira por meio das redes.

Fazer conexões profissionais: esse é o principal atributo do Linkedln. De acordo com dados da própria ferramenta, a rede social existe desde de 2002 e no Brasil as atividades tiveram início em 2011, sendo que a plataforma já era sucesso no nosso país, com cerca 6 milhões de usuários brasileiros. Trocar informações a respeito de carreira e trabalho é o que une as pessoas que interagem no Linkedln.

VAGA CONQUISTADA

A analista de Comunicação de Trade Marketing Julia Cristina da Silva é usuária do Linkedln e considera que todas as pessoas, de diferentes profissões e idades, devem aderir à ferramenta. "Trata-se de uma rede social voltada para conteúdos do mercado de trabalho e pode ser acessada tanto pelo navegador como pelo aplicativo". A analista conta que fez sua conta no ano de 2012. "Eu ainda trabalhava em uma lotérica e quando fiz um curso de Informática percebi a importância e a força do Linkedln. Desde então passei a mantê-lo atualizado".

Formada em Jornalismo e pós-graduada em Marketing Digital, Julia conta que o seu atual trabalho é fruto dos investimentos que realiza nas redes sociais, onde mantém atualizadas suas ações profissionais. "Fui contratada por causa do Linkedln. Pude perceber e comprovar que quanto mais eu publico informações sobre o meu trabalho, mais ganho engajamento . Então, entendi que isso é parte do meu marketing profissional", comenta.

Na prática, Julia Cristina relata em seu perfil tarefas de trabalho de seu cotidiano: "Destaco minha participação na campanha de um cliente, a importância da fotografia no resultado e a minha experiência na liderança de projetos, valorizo o trabalho de toda a equipe e com isso exponho o meu interesse pela empresa e o meu engajamento na rede social", explica.

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TRANSPARÊNCIA NO ANALÓGICO E NO DIGITAL

Enfeitar o pavão não adianta. Nem no currículo de papel e nem nas informações digitalizadas sobre formação e experiência profissional. Coordenadora de Trade Marketing, Desirée Silva tem um trabalho voltado para a gestão de equipes e confirma que o profissional só pode almejar uma vaga para a qual realmente possui perfil e habilidades e jamais mentir sobre sua capacidade. "O profissional precisa ser transparente e é fundamental que o candidato à vaga esteja alinhado com a proposta como um todo, bem como missão e valores da empresa, por exemplo", cita.

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Do ponto de vista da coordenadora, o LinkedIn é uma ferramenta de network. "É uma possibilidade de se apresentar ao mercado, suas postagens são vistas e em seu perfil fica registrado um histórico de suas ações e experiências profissionais, as quais te posicionam como profissional, assim como abre novas oportunidades. Existe uma aba chamada recomendação onde outros profissionais podem fazer comentários sobre o seu trabalho e um outro espaço em que o usuário pode incluir informações de ações sociais como trabalhos voluntários, ampliando assim sua apresentação pessoal", expõe.

Bacharel em Marketing e Especializada em Gestão Estratégica, Desirée está habituada a observar a rede social com fins laborais. "Normalmente, o processo se dá pelo departamento de Recursos Humanos, mas quando preciso de um profissional, sei as habilidades necessárias para estar na minha equipe e reconheço no LinkedIn quando um perfil se encaixa", admite. "Precisa conhecimento em comunicação, conhecimento técnico e diferenciais como conhecimento avançado em redes sociais e em marketing digital", faz a lista.

A coordenadora incentiva as pessoas a investirem no universo digital para serem vistas profissionalmente em razão das possibilidades de trabalho oferecidas. "Há propostas o tempo todo para todas as áreas. Muitas empresas oferecem vagas e buscam pessoas em todo o Brasil e dão ainda a chance de trabalho em home office. Ou seja, não há barreiras e o candidato pode ver a vaga pela internet, ser entrevistado remotamente, ser contratado e realizar o trabalho do local onde vive. Isso são vantagens", observa Desirée .

LONDRINENSE FAZ CONTEÚDO PARA O LINKEDIN

Em 2016, a convite do editor do LinkedIn Brasil, o escritor londrinense Murillo Leal passou a escrever sobre mercado de trabalho para a plataforma. Nomadismo, propósito e trabalho remoto eram temas já suscitados e de interesse do leitor. Quando Leal apresentou "Por que trabalhar para pagar contas não faz sentido", 500 mil leitores leram o seu texto, numa demonstração explícita de interesse pela abordagem e pelo dono da história.

Autor de "Irredutível Flagrante", coletânea de crônicas redigidas entre 2018 e 2020 - Murillo Leal é jornalista, palestrante, produtor de conteúdo e presta consultoria na área de comunicação para nomes reconhecidos como Fiesp, Fundação Getúlio Vargas, Harper Collins Publishers, Rock Contents, Sebrae, Spaces, Sebrae e já participou da prestigiada Social Media Week, conferência mundial e plataforma de notícias que tem o intuito de compartilhar ideias, inovações ou promover discussões sobre como os impactos das mídias sociais e tecnologia nos negócios, sociedade e cultura ao redor do mundo.

Com a bagagem profissional que possui, Murillo considera que o linkedIn funcionou para ele e pode funcionar para mais pessoas. "No meu caso, foi como uma catapulta, porque pela plataforma eu continuei fazendo o que já fazia , só que para mais pessoas. Um vendedor que está à procura de emprego, por exemplo, também pode ter sucesso, pois lá no LinkedIn consegue ter contato de gerentes, recrutadores, e é um espaço habitualmente procurado pelas empresas", cita.

O profissional pode ainda contar um pouco de sua história, quem já atendeu, projetos nos quais se envolveu e ter sempre em mente que o LinkedIn é uma plataforma de conteúdo corporativo onde são trocadas figurinhas sobre o mercado de trabalho", lembra

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