Reconhecer e dar referências sobre o trabalho alheio é mais que um gesto de cordialidade. A prática profissional ganha adeptos e, de modo sério e comprometido, a indicação dá fôlego a novos e também fortalece os ânimos dos mais experientes - em diferentes áreas. Desde julho de 2019, quando foi lançado em Londrina o primeiro grupo de Business Networking International (BNI) do norte do Paraná, empresários especialistas em vários segmentos de mercado começaram a praticar ferramentas de networking profissional focadas em criar relacionamento para formar uma grande rede de referenciação.

Hoje são seis grupos somente em Londrina e mais três na região nas cidades de Cambé, Rolândia e Arapongas/Apucarana. Nesse semestre será lançado grupo em Ibiporã, Santo Antônio da Platina e Cornélio Procópio, além da mais dois em Londrina, um para empresários da Região Norte e outro que ficará sempre no formato online.

Em reuniões fixas semanais, os empresários fazem apresentações de 30 segundos sobre seus negócios com pedidos de referências específicos que os permite ter acesso facilitado a clientes potenciais. A diretora executiva do BNI no norte do Paraná, Fernanda Figueredo é uma advogada que atua na área do Direito Administrativo e possui vasta experiência em licitações e leilões.

Para Fernanda Figueredo, advogada, a ideia básica é ajudar a alavancar negócios de modo genuíno
Para Fernanda Figueredo, advogada, a ideia básica é ajudar a alavancar negócios de modo genuíno | Foto: Cristiano Nakajima/ Divulgação

Integrante do BNI desde 2017, a diretora revela que seu ingresso se deu por meio de um convite de uma cliente. "Fiquei impressionada com o grupo de empresários altamente performáticos, com nível de excelência e cada um representando uma cadeira. A sócia da BFS Advocacia reforça que a ideia básica da manutenção do grupo é estar disposto a ajudar a alavancar negócios de modo genuíno.

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Formado em análise de sistemas, Carlos Salles sempre gostou da área comercial. Trazer o filho para perto para que ele pudesse crescer com mais velocidade foi a motivação para Salles deixar seu emprego, montar a empresa e entrar novamente em outro grupo de BNI nessa nova especialidade. Entre os serviços estão manutenção de computadores e servidores, e serviços de TI com e treinamento para desenvolvimento da área comercial. Eles trabalham home office ainda (empresa foi aberta no ano passado) e já planejam ampliar o negócio.

Já a consultora comercial, Viviane Feldkircher montou sua empresa em agosto de 2020 (já tinha experiência na área há 20 anos) e em novembro de 2020 foi convidada a entrar em um grupo de networking. Hoje mais de 90% do seu faturamento vem de referências dos membros e não precisa mais ir ao mercado para prospectar clientes.

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ANTES E DEPOIS DO BNI

Wahine Saloio: arquiteta voltou à sua área profissional depois de cinco anos graças ao networking
Wahine Saloio: arquiteta voltou à sua área profissional depois de cinco anos graças ao networking | Foto: Divulgação

O grupo de relacionamento também ser considerado um divisor de águas na trajetória profissional da arquiteta urbanista Wahine Saloio, pois estava sem atuar na área e admite que tinha se desiludido com a profissão devido a desentendimentos nos dois escritórios em que atuou. Foi trabalhar com o noivo no hotel da família dele e ficou lá por cinco anos. Mas sempre quis voltar à profissão e decidiu um pouco antes da pandemia. Com a pandemia, os planos não avançaram e foi convidada para fazer parte de um grupo de networking. Depois de entrar no grupo começou a fechar negócios, o que a estimulou novamente. Fez parceria com outro arquiteto, de outro grupo, e estão com muitos planos de crescer no segmento. "Eu não imaginava que teria contato com arquitetos como André Sell, assim como fornecedores que qualificam ainda mais o meu trabalho", diz.

NEGOCIAÇÂO ARRASTADA VINGOU EM 60 DIAS

Luiz Vieira, gerente da  Apetit: "Negócio cresce à medida que o membro começa a se mostrar atuante no grupo e interessado em ajudar os colegas"
Luiz Vieira, gerente da Apetit: "Negócio cresce à medida que o membro começa a se mostrar atuante no grupo e interessado em ajudar os colegas" | Foto: divulgacao

O gerente de controladoria na Apetit, Luiz Vieira, tem um case de sucesso sobre a adesão ao BNI. A empresa prospectava um cliente que era uma indústria em Ibiporã há 10 anos, mas foi com a indicação de um membro do grupo de networking, amigo próximo do presidente da empresa, que ele conseguiu marcar a reunião para a apresentação do negócio e fechar a negociação, o que representou um grande contrato de prestação de serviços no segmento de atuação.

INICIATIVA CABE EM TODAS AS ÁREAS

Confira as orientações de Mauricio Chiesa Carvalho – Administrador, consultor e atual Presidente do BNI Terra Vermelha / Norte do Paraná

Mauricio Chiesa, presidente BNI Terra Vermelha: "A filosofia é contribuir para ganhar"
Mauricio Chiesa, presidente BNI Terra Vermelha: "A filosofia é contribuir para ganhar" | Foto: Divulgacao

Seja para pessoas, profissionais, empresas e empreendedores. Vivemos numa sociedade hiperconectada, não apenas em questões tecnológicas, mas de relações humanas e comerciais. De indicações. De visibilidade. Ninguém se relaciona ou faz negócio com quem não conhecer, com quem não confia. No Networking ouvimos falar muitas vezes em VCR, (Visibilidade, Credibilidade e Rentabilidade), ou seja, visíveis e credíveis para sermos rentáveis.

Quem recebeu convite e se sente retraído deve aderir

Geralmente, os grupos de networking (ao caso do BNI) possuem metodologias e formações, que irão ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional. O contato e a inter-relação humana criada pelos membros que delem fazem parte ajudam também neste “aperfeiçoamento”, por meio do convívio, reuniões e indicações.

Como os negócios acontecem de fato

Para ter resultados sustentáveis, não basta apenas conhecer o mercado de atuação, ter qualificação, ser um empresário ou empresa/negócio bem-sucedido. A relação com outros nichos, áreas e segmentos é fundamental para que os resultados se mantenham e o seu negócio possua crescimento. É primordial estes estabelecimentos de contatos, fortalecer e mantê-los. Até mesmo grandes corporações concorrentes, por exemplo, podem se juntar para ganhar poder de barganha um vantagens em compras de insumos.

O chamado fair play significa muito mais do que o simples respeito às regras do futebol e também está nas relações comerciais. Ele é um potencial gerador de novos negócios, uma forma de cultivar amizades e relações comerciais. E é benéfico para todos os lados. quanto maior sua rede de contatos for, maior serão suas chances de obter sucessos em suas atividades.

Por que alguns grupos acabam

Muitos networkings falham pela ausência de continuidade, falta de atenção ou de retorno. Entre os pilares fundamentais estão a confiança e a credibilidade. Duas dicas importantes no processo de networking:

- Procure ser solícito e prestativo, pois outras pessoas, se vieram até você ou você tem acesso, devem estar precisando de indicações e recomendações. Esteja pronto para contribuir. E outra: A frase “quem não é visto, não é lembrado” diz muito sobre como funciona o relacionamento de networking estratégico.

- A segunda é o foco/objetivo/regras deste grupo. Se não, acaba deixando de ser um grupo de network e passa a ser um grupo de “Net-coffee, Net-eat, Net-Beer”.

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