O Sistema Faep/Senar-PR publicou nesta segunda-feira (2) orientações sobre como os produtores rurais, que tiveram perdas significativas na safra 2020/21 devido aos períodos de seca e geadas, podem proceder para renegociar as dívidas de financiamento de custeio ou investimento por incapacidade de pagamento junto às instituições financeiras. O material pode ser acessado por este link.

Imagem ilustrativa da imagem Produtores podem renegociar dívidas devido às perdas com seca e geadas
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Segundo a entidade, esse instrumento está previsto no chamado Manual do Crédito Rural (MCR) e pode ser utilizado para renegociar débitos em situações de emergência, como quando ocorrem prejuízos por consequência de intempéries.

O Deral (Departamento de Economia Rural) calcula perdas de 58% no milho segunda safra, que sofreu sobretudo com as geadas das últimas semanas - a última ocorreu na quinta-feira passada (29). O índice representa 8,5 milhões de toneladas que deixarão de ser colhidas na comparação com as 14,6 milhões previstas anteriormente. A colheita de grãos, de forma geral, terá uma queda de 16% na safra 2020/21, mesmo com uma área de produção 4% maior.

Além de um guia sobre como proceder para rever os prazos de pagamento dos financiamentos de custeio, o Sistema Faep/Senar-PR disponibilizou em seu site o modelo do documento que deve ser preenchido pelo produtor e entregue ao banco. O documento pode ser acessado por este link.

Jefrey Albers, coordenador do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP/SENAR-PR, afirma que o município ter decretado situação de emergência dá respaldo maior aos pedidos dos produtores. Para isso, a orientação é que os sindicatos rurais cobrem o poder público municipal por um decreto.

Em Londrina, o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, havia afirmado à FOLHA que o pedido de estado de emergência na agricultura seria analisado pela prefeitura esta semana.

Caso haja dúvidas nos procedimentos de renegociação, o Faep/Senar-PR orienta ainda que o produtor procure o sindicato rural mais próximo. A relação pode ser encontrada neste link.