A Cohab-Ld (Companhia de Habitação de Londrina) realizou na terça-feira (1) a licitação de 20 das 33 lojas do Mercado Municipal Shangri-lá. O processo foi conduzido na Sala de Licitações e Contratos da Cohab-Ld, localizada na sede da companhia, na Rua Pernambuco, 1.002. Todos os atuais permissionários das 20 lojas oferecidas também puderam disputar o certame. De todos os estabelecimentos atuais do mercado, apenas dois não terão a permissão de uso renovada, os que estão no box 10 e 23. O primeiro não seguirá no espaço, porque não quis participar da licitação para se dedicar ao setor industrial e o segundo porque não conseguiu cobrir a oferta de outro concorrente. Os proprietários de ambos não quiseram conceder entrevista para a reportagem.

Duas das lojas atuais do Mercado Shangri-lá não terão concessão renovada.
Duas das lojas atuais do Mercado Shangri-lá não terão concessão renovada. | Foto: Vítor Ogawa - Grupo Folha

“Foi finalizado na terça-feira (1), por volta das 17 horas, quando a ata do certame foi lavrada entre os participantes. Nesse momento abriu-se prazo recursal de cinco dias úteis previsto em lei para interposição de recursos. Após esse período, caso não haja interposição de recursos, serão homologados os vencedores do certame licitatório e publicado no Jornal Oficial do município”, destacou o presidente da Cohab-Ld, Luiz Cândido de Oliveira.

Devido a esse prazo recursal, ele afirmou que ainda não poderá divulgar o nome dos vencedores do certame. “O resultado oficial, mas não homologado, será publicado quinta-feira (3), no Jornal Oficial do município”, destacou Oliveira.

PREÇOS BONS

Os espaços disponibilizados pela Cohab-Ld possuem parcelas mensais mínimas na faixa de R$ 300 a R$ 3,7 mil, as salas comerciais possuem área total que varia de 21,68 m² a 274,66 m², e estão localizadas na Rua Visconde de Mauá com Avenida Pandiá Calógeras. A permissão de uso pelo prazo de 36 meses, com a possibilidade de ser prorrogado até o limite de 60 meses.

Na avaliação de Antonio Furuta, um dos comerciantes que participou da disputa, deu tudo certo. “A licitação foi boa. Os preços estão bons. Antes o preço estava um pouco alto, mas agora ficou bom. Eles abaixaram um pouco o valor”, destacou.

LEIA TAMBÉM:

+ Shangri-lá, o paraíso perdido.

+ Cohab licita lojas do Shangri-lá e estuda concessão do espaço

“Com a manutenção da maioria dos lojistas que já estão no mercado, o perfil não vai mudar. A característica do Shangri-lá permanecerá a mesma. E eu acho que não vai ter contestação da licitação”, ressaltou.

Fábio Calixto é filho do proprietário de uma loja de mel e afirmou que é um alívio saber que poderão continuar pelo menos pelos próximos anos no mesmo local. “A gente vive disso aqui. A nossa renda sai toda daqui. E ter vencido a licitação é uma certeza de que a gente continuará em nosso ramo”, destacou.

HISTÓRIA

O Mercado Shangri-lá foi criado em 1954 efica na antiga Fazenda Coati, que pertencia ao então Presidente do Estado do Paraná, Affonso Camargo, em 1928, antes mesmo da fundação da cidade. O mercado fica localizado no Jardim Shangri-lá, projetado pelo arquiteto paulista Léo Ribeiro de Moraes, e foi o primeiro bairro de Londrina que seguiu a lei de zoneamento e arruamento 133/51 desenvolvida pelo urbanista Prestes Maia.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.