A Abrasel Norte Paraná (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) encaminhou ofício à Prefeitura de Londrina para demonstrar apoio às fiscalizações com agentes públicos e reforço policial na Rua Paranaguá, na região central.

Operação contra aglomerações na Rua Paranaguá
Operação contra aglomerações na Rua Paranaguá | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress/7-5-2021

Neste fim de semana, forças de segurança precisaram intervir para dispersar grandes aglomerações em frente a bares e restaurantes da região. Na noite de sábado, a Polícia Militar chegou a fazer uso de bombas de efeito moral e de balas de borracha durante a operação.

De acordo com o 5º Batalhão da Polícia Militar, o uso dos recursos se fez necessário após resistência das pessoas que se recusaram a deixar a rua. Segundo vizinhos, o problema é recorrente, mas por vezes se torna ainda mais crítico.

O presidente da regional da Abrasel, Leonardo Leão, informou que a associação não coaduna “com aglomerações, exageros e ilegalidades cometidas por pessoas que colocam em risco toda a reputação e saúde financeira dos estabelecimentos da região”.

Leão pede ajuda para que o poder público reforce as fiscalizações a fim de coibir os grupos que ficam nas calçadas com aparelhos de som ligados fazendo consumo de bebidas em sacolas térmicas. “Eu gostaria de ressaltar, fazer um pedido a toda população, para que todo mundo entenda que a pandemia ainda não terminou. O que está acontecendo na Rua Paranaguá é inaceitável. Pessoas que não são clientes dos estabelecimentos se aglomerando nas vias públicas levando coolers, colocando carro de som, fazendo furdunço, ficando em pé sem máscara, sem as devidas recomendações sanitárias”, denuncia.

No ofício, a Abrasel pede fiscalização constante após às 22 horas nas imediações da Rua Paranaguá às quintas, sextas, e sábados, além de feriados e vésperas. “Nos colocamos à disposição das autoridades para coibir qualquer tipo de abuso”, diz.

LEIA TAMBÉM:
Confirmação da variante Lambda em Londrina coloca o Paraná em alerta

A realização de eventos com até 500 pessoas está liberada por decreto estadual, mas Leão ressalta que apenas em casas que comportem tal capacidade. O decreto estadual vigente não libera aglomerações em via pública.

As fiscalizações da Guarda Municipal seguem também em outras regiões da cidade. Quem flagrar atos de desrespeito às medidas sanitárias de contenção à pandemia do novo coronavírus é orientado a acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153 e pelo Whatsapp 9-9995-0272.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1