| |

GROWTH MINDSET 5m de leitura

Mentalidade de crescimento e o Ensino Médio

ATUALIZAÇÃO
06 de dezembro de 2021

null
AUTOR

 

Você já ouviu falar em mentalidade de crescimento, ou growth mindset? Esse conceito, criado pela psicóloga americana Carol Dweck há mais de trinta anos, pode ajudar a entender as diferentes características dos estudantes, e ajudá-los a melhorar o desenvolvimento nos estudos.

Para que serve?

A intenção é observar como os estudantes lidam com as frustrações a partir de algumas características específicas. Enquanto as pessoas que têm uma mentalidade de crescimento apresentam facilidade de lidar com erros, se recuperando facilmente, o outro grupo, formado pela mentalidade fixa (ou fixed mindset) se afeta profundamente quando algo não sai como o planejado.

Como a mentalidade de crescimento ajuda os estudantes?

O Ensino Médio é uma fase repleta de emoções, com novas descobertas da adolescência e a importante decisão em relação ao futuro profissional, fatores que exigem ainda mais dos estudantes. Sendo assim, a postura diante dos desafios faz toda a diferença no desenvolvimento pessoal e no alcance do sucesso.

Se um adolescente acredita que sua inteligência e habilidades são constituídas por traços fixos, isso determina uma mentalidade muito rígida e pode incentivar uma situação de comodismo que tende a mantê-lo em uma zona de conforto. Por outro lado, acreditar em suas habilidades e capacidades demonstra uma mentalidade de crescimento.

Aprender a valorizar suas competências

“Alunos com esse tipo de mentalidade não desistem tão facilmente de seus propósitos e entendem que nenhum problema é tão difícil a ponto de não ser resolvido”, ressalta o coordenador do Ensino Médio no Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho.

Ou seja, mesmo que o adolescente sinta dificuldade em alguma área do conhecimento, a mentalidade de crescimento o incentiva a encontrar respostas para solucionar as situações que lhe são impostas.

Além de fortalecer os propósitos e a perseverança, a mentalidade de crescimento ajuda em situações de frustração, como não ser aprovado em um vestibular, por exemplo. Neste caso, a tendência é que o estudante seja resiliente e encontre uma oportunidade para rever suas ações e inclusive o que realmente deseja.

Como essa habilidade pode ser incentivada pelas famílias?

A mentalidade de crescimento é formada desde a infância. Por isso, é importante os pais analisarem quais são os valores da família. Estar sempre presente na vida dos filhos, em todas as fases e momentos ajuda no apoio desde as decisões mais simples até as mais complexas, como a escolha profissional.

No caso de algum fracasso, situação que ocorre na vida de todos, os pais podem auxiliar a encontrar possibilidades de mudança, acompanhado de diálogo, pesquisa e leitura da realidade que se apresenta.

Espiritualidade é essencial

Em qualquer que seja o momento, a espiritualidade é outro aspecto de suma importância, sem estar necessariamente aliada à prática da religiosidade, salienta o coordenador.  Ou seja, celebrar as conquistas e crescer com os erros está dentro do campo da espiritualidade e pode ajudar os filhos a se habituarem a perceber seus limites e potenciais campos para crescimento.

Veja alguns passos para se atingir a mentalidade de crescimento:Diagnóstico

Além de todo apoio que a família pode dar, o estudante precisa procurar evidências para concretizar seu rendimento em determinada atividade, como o resultado de uma prova, por exemplo. Olhar para a nota simplesmente por ela mesma não leva ao desenvolvimento.

“Por outro lado, procurar entender o que levou aos erros e criar um plano de ação a partir dessa análise levará ao crescimento”, observa Castilho. Ao perceber avanços, o aluno começa a se motivar e tornar esse tipo de prática uma rotina.

Elogio

O elogio que se concentra no esforço (você trabalhou muito nisso!) promove uma mentalidade de crescimento, que é a crença de que a inteligência pode aumentar e ser fortalecida com esforço. Com o tipo certo de incentivo, crianças e adolescentes podem acreditar que são capazes de alcançar o que desejam se investirem tempo e esforço para chegar lá.

Humildade

Reconhecer os próprios limites e saber receber feedbacks de professores, familiares e amigos pode impulsionar os adolescentes à mudança. Muitas vezes, o jovem pode pedir esse feedback e mostrar que está disposto a ouvir sem fazer julgamentos precipitados e, dessa forma, tomará decisões a partir dessas observações.

Projeto de vida

Ao procurar por universidades, carreira e demais atividades é importante o adolescente equilibrar todas essas questões com seus valores, crenças e o que realmente lhe traz satisfação e felicidade.

Valorize os resultados

Dizer algo como “você estudou muito para esse exame e suas notas mostram isso, o que é ótimo!’ mostram para o filho que todo o esforço valeu a pena e que os pais valorizam a dedicação.

Mostre que nem sempre precisam ser bem-sucedidos

Os pais são os primeiros exemplos dos filhos, por isso, deixo-os saber quando tiverem alguma dificuldade e mostre o que pode aprender com isso. O fracasso faz parte do aprendizado e não tem absolutamente nada a ver com o quão inteligentes ou capazes eles são.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS