| |

Publieditorial 5m de leitura

Clover Montessori: uma escola que respeita a infância

ATUALIZAÇÃO
25 de outubro de 2019

Carolina Avansini - Especial para CV Folha
AUTOR

[box]

Clover Montessori: uma escola que respeita a infância

[/box]

Oferecido por:

Uma completa metodologia para o desenvolvimento infantil, que incentiva habilidades como controle emocional, construção de laços sociais, conhecimentos e conquistas pessoais tão essenciais aos indivíduos do século 21. Assim é o método Montessori, desenvolvido pela pesquisadora italiana Maria Montessori e que até hoje é sinônimo de excelência em educação infantil.

A pedagogia montessoriana é a base da escola Clover Montessori, que atende crianças de um a cinco anos e 11 meses em Londrina, nos turnos matutino e vespertino e também em período integral. Com décadas de experiência acumulada como professora em escolas brasileiras e de Miami, Buenos Aires e Cidade do México, a diretora pedagógica do colégio, Regina Mangeot, informa que o método é o mais adequado para as crianças pequenas, pois oferece formação integral, focada no desenvolvimento cognitivo, mas também no desenvolvimento pleno dos indivíduos.

Regina explica que a metodologia envolve a área do aprendizado, do raciocínio lógico, da memória, da elaboração de novas estratégias e do pensamento crítico; o desenvolvimento interpessoal, capacidade de utilizar a linguagem para expressar opiniões de forma clara; e envolve educação emocional.“A sala montessoriana promove atividades que desenvolvem as funções executivas. Quando uma criança usa o choro para comunicar-se, nomeamos seus sentimentos e incentivamos a verbalização para a resolução do conflito”, exemplifica.

A autonomia é uma das bases da pedagogia montessoriana. Por isso, no dia a dia da escola, as crianças escolhem suas próprias atividades e são responsáveis por sua autoeducação. São turmas de idade mista, pois a metodologia encara cada indivíduo como único e que vai se desenvolver de forma individualizada. Outro diferencial é que cada criança trabalha por três horas sem interrupções e, “depois, todos os recursos usados devem voltar às condições iniciais”, explica.

A educadora cita Maria Montesssori para resumir a essência daClover Montessori: as crianças são seres a quem devemos respeito, mais que a nós mesmos, por sua inocência e pelas grandes possibilidades em seu futuro. “Temos a responsabilidade de compreender suas mentes, observar seus comportamentos e oferecer sempre o melhor ambiente e os melhores estímulos, libertando assim, o potencial de cada criança”, resume.

Reportagem: Carolina Avansini - Especial para CV Folha

Este conteúdo foi produzido pelo Conteúdo de Valor Folha para o Clover Montessori

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS