|
  • Bitcoin 103.036
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

GASTRONOMIA

m de leitura Atualizado em 21/05/2021, 08:15

Versátil e saboroso, alho-poró surpreende

Rico em fibras, tem efeito antibacteriano, antiviral antifúngico, anti-inflamatório e antioxidante antifúngico, anti-inflamatório e antioxidante

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 21 de maio de 2021

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Imagem ilustrativa da imagem Versátil e saboroso, alho-poró surpreende Imagem ilustrativa da imagem Versátil e saboroso, alho-poró surpreende
 

Por detrás da folhagem verde em forma de maço, uma infinidade de possibilidades e pratos que podem surpreender até os mais habituados a explorar o alho-poró na cozinha.

Cremes, sopas, peixes, carnes, quiches e até tortas ganham um toque diferenciado com esse ingrediente. As massas e as saladas também ficam realçadas com o item e a criatividade permite explorar das folhas à raiz.

De acordo com a nutricionista Nicole Burgo, o alho-poró é um vegetal da família da cebola e do alho. "É rico em nutrientes como as vitaminas A,B,C,K e minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio", valoriza. 

Burgo ainda explica que a folha contém um composto chamado alicina.  "De efeito antibacteriano, antiviral, antifúngico, anti-inflamatório e antioxidante. É rico em fibras, a inulina que ajuda a regular o funcionamento intestinal", destaca.

A nutricionista reforça que o alho-poró pode ser utilizado em diversas receitas  - dando sabor e valor nutricional ao seu prato.

Creme de mandioquinha com alho-poró

Ingredientes:

1 kg de mandioquinha;

1 maço de alho-poró cortado em rodelas;

1 litro de leite;

1 dente de alho;

2 colheres de manteiga;

Sal  com moderação

Preparo: 

Descasque a mandioquinha e cozinhe na água até ficar mole. Amasse em e reserve. Refogue o alho-poró na manteiga e no alho, junte o leite e a mandioquinha, deixe levantar fervura, acerte o sal. Sirva com croutons, pães ou torradas, e queijo parmesão a gosto.

Risoto com alho poró e queijo brie

Ingredientes:

2 xícaras de arroz arbóreo

1 e 1/2 litro de caldo de legumes

1 cebola média ralada

1 colher de sopa de margarina

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 xícara de vinho branco seco

100 g de alho poró fatiado

50g de queijo brie

1 caixa de creme de leite

sal como moderação

Preparo: 

Prepare o caldo de legumes de sua preferência. Aqueça a margarina e o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho poró levemente, junte o arroz e refogue por mais uns 5 minutos. Junte o vinho e mexa até começar a evaporar. Adicione aos poucos o caldo de legumes e mexa sempre. Não deixe secar totalmente, pois precisamos da cremosidade do amido que o arroz libera. Adicione o caldo e mexa por cerca de 20 minutos. Quando o arroz estiver em uma consistência al dente, abaixe o fogo e acrescente o queijo e mexa até misturar, desligue o fogo, incorpore o creme de leite e sirva imediatamente.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1