|
  • Bitcoin 123.642
  • Dólar 5,0950
  • Euro 5,2407
Londrina

COZINHA & SABOR

m de leitura Atualizado em 03/07/2020, 11:19

Um prato para se derreter

Doce ou salgado, o fondue alimenta, aquece e traz muito prazer nesta estação do ano

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de julho de 2020

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Para uma ou mais pessoas, fondue é um ícone de uma refeição especial para os dias em que a temperatura cai. A dois, entre amigos e até em casas especializadas, o prato de origem suíça, originalmente à base de queijo, é aquecido sobre uma lamparina, também conhecida como espiriteira ou rechaud, ou outra fonte de calor pouco intenso,  do qual as pessoas se servem diretamente, é também sinônimo de interação. O queijo se funde, assim como aqueles que se servem do fondue se unem, interagindo com descontração. 

A experiência não requer prática e nem grandes habilidades e os iniciantes encaram com um olhar de sofisticação. Para as crianças, a refeição é também lúdica, como a cada um que se serve. Além da etiqueta, valem suspiros e comentários bem gostosos. Fora os apetrechos e dos ingredientes, bastam o clima e o desejo de promover a si ou para toda a família, um momento reconfortante. 

Fondue: prato bom para se aquecer no inverno é também sinônimo de interação Fondue: prato bom para se aquecer no inverno é também sinônimo de interação
Fondue: prato bom para se aquecer no inverno é também sinônimo de interação |  Foto: iStock
 

Fondue de queijo

Ingredientes:

4 xícaras (chá) de queijo estepe ralado grosso (cerca de 400 g); 4 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 400 g); 1 xícara (chá) de vinho branco; 1 dente de alho; ¼ de xícara (chá) de cachaça;

1 colher (sopa) de amido de milho; noz-moscada ralada na hora a gosto; pão italiano caseiro para servir

Preparo:

Corte os pães em cubos médios de maneira que cada pedaço tenha miolo e casca - assim fica mais gostoso e mais fácil para espetar no garfinho. Reserve.

Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela média (se preferir, utilize uma panela própria para fondue).

Numa tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela pequena, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve.

Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer - coloque na menor boca do fogão. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com o batedor de arame para derreter e formar um creme liso. A temperatura, bem baixinha, e a adição do queijo aos poucos, misturando bem, são fundamentais para a gordura do queijo não separar e a textura da fondue ficar cremosa. Tempere com noz-moscada a gosto.

Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por 2 minutos - o amido de milho ajuda a garantir que a fondue se mantenha cremosa e também evita que a gordura dos queijos se separem. Desligue o fogo e leve a panela para a mesa (ou rechaud). Sirva imediatamente com os cubos de pão, fatias finas de rosbife ou legumes grelhados.

Fondue de chocolate

Ingredientes:

100 g de chocolate meio amargo picado ou ralado; 100 g de chocolate ao leite picado ou ralado;

1 copo (americano) de creme de leite; 4 colheres (sopa) de conhaque ou cachaça; 1 caixa de morango;1 rodela de abacaxi picada;3 bananas picadas; 2 maçãs picadas;1 laranja picada;1 pão francês picado

Preparo:

Aqueça uma panela de fundo grosso.

Coloque o creme de leite e adicione os dois tipos de chocolate aos poucos mexendo sem parar. Quando estiver derretido desligue o fogo e acrescente o conhaque ou a cachaça. Passe o creme para uma vasilha de cerâmica ou inox.

Dica:  Quem não tiver o aparelho de fondue pode aquecer uma água, colocar num pirex refratrário e colocar a vasilha com o creme de chocolate dentro dela, para manter a temperatura do creme. Os garfinhos do aparelho podem ser substituídos por espetinho para churrasco. Sirva acompanhado das frutas ou bolos, como bolo simples e bolo de chocolate.