Novembro já começou e o clima de fim de ano veio junto. Esse momento é de reunir os amigos em confraternizações, jantares, cafés da tarde, enfim, um momento de alívio mental para colocar o papo em dia. Mas pensando bem, ainda é cedo para fazer as grandes ceias e grandes pratos de fim ano, faltando dois meses para acabar 2021. Você pode reunir seus amigos e familiares para promover uma boa refeição, mas sem os pratos do cotidiano e também sem aqueles super elaborados.

Os finais de ano são os momentos de surpreender o nosso paladar usando ingredientes saborosos e que você encontra mais nessa época, como castanhas, amêndoas, uvas-passas, ameixa, enfim. E nossa receita de hoje é sobre o pudim de amêndoas.

Uma sobremesa deliciosa e que cabe em qualquer ocasião. Sem muitas complicações, com poucos minutos você consegue ter uma ótima sobremesa já dando a deixa para as refeições e pratos das comemorações para encerrar o ano. Faça e experimente essa delícia!

O pudim de amêndoas tem gosto de festa
O pudim de amêndoas tem gosto de festa | Foto: iStock

Pudim de amêndoas

INGREDIENTES: 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir), 4 ovos, 1 colher (chá) de essência de amêndoas, 1 xícara (chá) de lascas de amêndoas.

CALDA: 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de lascas de amêndoas, 1 xícara (chá) de água.

MODO DE PREPARO: Para a calda, em uma panela, leve ao fogo médio, o açúcar e as lascas de amêndoas até derreter. Adicione a água com cuidado e cozinhe até formar uma calda dourada. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de buraco no meio de 22cm de diâmetro com essa calda e reserve. Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, os ovos e a essência até ficar homogêneo. Adicione as amêndoas e misture com uma colher. Despeje essa massa na fôrma caramelada e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 50 minutos ou até firmar. Espere esfriar e leve à geladeira por 3 horas antes de desenformar e servir.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

** Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.