O prazer à mesa é universal e a variedade de opções de alimentos pode atender gostos e necessidades diferentes - de enjoados a celíacos. O prato feito, a marmita ou bandejão são alternativas de refeição fora de casa e quanto mais apresentáveis, mais bem-vindas. Mais que estética, a comida bem servida tem cara de bem-feita, transmite higiene e afeto.

Os pratos a la carte de grandes chefs inspiram novatos na cozinha e também despertam o lado mais caprichoso da dona de casa- que precisa de muita criatividade no cotidiano diante do forno e do fogão. Apostar nas cores do que será servido pode ser uma ferramenta e tanto para manter a vontade de comer e o equilíbrio nutricional.

Saladas simples como alface e tomate já formam um combo certeiro. E se o prato de fundo branco ganha pepino, cenoura, milho e beterraba, os sentidos afloram. Visão, paladar, olfato, só para citar. Os pratos quentes também podem ter combinações tão coloridas como apetitosas. O frango ao molho com polenta, o risoto com curry, o arroz, feijão, ovo e bife - também. Cozido ou ralado? Prepare e sirva-se do que traz também prazer. Em dia com as recomendações médicas que precisa seguir, esqueça a ditadura, invista nos pratos coloridos e sinta a felicidade às garfadas.

Com pratos coloridos, os sentidos afloram
Com pratos coloridos, os sentidos afloram | Foto: iStock

Salada multicolorida

Ingredientes: 500g de grão-de-bico; ½ pimentão vermelho cortado em cubinhos pequenos; ½ pimentão amarelo cortado em cubinhos pequenos; ½ pimentão verde cortado em cubinhos pequenos; ½ maço de hortelã picado a grosso modo; ½ maço de salsinha picada a grosso modo; ½ maço de cebolinha picada a grosso modo; ¼ de repolho cortado em tiras fininhas 3 a 4 tomates "de vez" picados em cubinhos (tipo vinagrete); 1 a 2 cebolas roxa picadas em cubinhos (tipo vinagrete); 1 cenoura ralada; 1 pimenta dedo de moça cortada em rodelas finas sem semente; sal com moderação; pimenta-do-reino; cominho, tempero sírio; páprica picante e orégano a gosto. vinagre ou limão; azeite de oliva ;1 pitada de canela em pó

Preparo: Lave o grão-de-bico e após, coloque-o em uma panela de pressão por aproximadamente 30 minutos.

Abra e experimente, tem que estar com a consistência macia, pois depois que ele esfria, ele fica mais consistente.

Reserve e espere esfriar. Corte os ingredientes e reserve. Em um recipiente com água, esfregue-os delicadamente com a mão para que a casca se solte e os grãos não se partam. Misture todos os ingredientes juntamente com o grão-d- bico cozido e limpo até que fiquem bem misturados. Coloque os temperos aos poucos. Coloque o vinagre ou limão e o azeite. Coloque na geladeira em um recipiente fechado e sirva no dia seguinte.

Ovos com bacon

Ingredientes: 1 colher de sopa de manteiga; 2 colheres de sopa de leite; 4 fatias de bacon; 4 ovos; Sal e pimenta do reino

Preparo: Doure as fatias de bacon em uma frigideira; Coloque a manteiga em uma pequena panela e leve em banho-maria para derreter completamente. Em uma tigela, misture leite, ovos, sal e pimenta do-reino. Coloque a mistura na panela com a manteiga e cozinhe mexendo regularmente para que os ovos fiquem no ponto.