Na mesa junina não podem faltar bolos gostosos
Na mesa junina não podem faltar bolos gostosos | Foto: iStock

O que todo brasileiro esperava para 2021 eram as festas juninas. Como ainda não podemos sair para pular a fogueira, dançar a quadrilha e entrar naquele clima delicioso das quermesses e 'arraiás', vamos ter que aguentar mais um pouco e fazer nossos próprios quitutes juninos em casa este ano.

De origem lusitana, as festas juninas são para comemoração de figuras importantes para o catolicismo como Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, São João e São Pedro. Para os pagãos que viviam no território lusitano, há séculos atrás, a festa era em comemoração à chegada do solstício de verão na Europa. Seja em celebração aos santos católicos ou à chegada do solstício, o que todo mundo gosta é de um bom e delicioso prato de doce.

Além das receitas tradicionais como arroz doce, canjica ou até mesmo o “quentão”, o que o brasileiro soube fazer bem ao longo dos anos foi acrescentar um sabor às comidas de origem europeia. Os doces, nesse período do ano, são muito consumidos por conta da chegada do frio em algumas regiões do país. Pensando nisso, trouxemos uma receita própria para época, o bolo de mandioca com coco. É um prato simples, saboroso e que rende bastante.

BOLO DE MANDIOCA COM COCO

Ingredientes: 1 kg de mandioca descascada, 200 g de coco fresco ralado, 2 xícaras (chá) de açúcar, 50 g de manteiga, 3 ovos, 1 xícara (chá) de leite integral, 3 colheres (sopa), de farinha de trigo, manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar.

Preparo: Rale a mandioca em ralo grosso e reserve. Misture o açúcar à manteiga derretida e depois acrescente os ovos. Bata com uma colher de pau ou batedor de arame. Acrescente o leite e a farinha e incorpore. Misture a massa à mandioca e ao coco. Unte uma assadeira retangular de cerca de 30 cm com manteiga e farinha e asse em forno a 200ºC por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja dourada.

E está pronto o seu bolo de mandioca. Agora é só enfeitar sua casa com bandeirinhas, por uma roupa especial, abrir aquela chamada de vídeo com a família e aproveitar o momento. E que no próximo ano, nós possamos estar em volta da fogueira, dançando e abraçando todos que gostamos.