Petit gâteau: uma sobremesa irresistível e fácil de fazer
Petit gâteau: uma sobremesa irresistível e fácil de fazer | Foto: iStock

Uma sobremesa suprema. Esse pode ser um dos adjetivos para tratar o petit gâteau, sobremesa de autoria discutível, mas reconhecida internacionalmente. O bolinho de chocolate e seu creme aveludado que escorre na primeira colherada - e soma-se a uma bola de sorvete - é considerado uma tentação e os que dele provam, colocam no topo da lista entre os prediletos. A massa quente e o sorvete gelado enaltecem a ousadia da sobremesa.



Uma das versões sobre sua criação considera que o doce seria resultado de um erro pelo fato de a alta temperatura do forno ter assado a parte de fora e deixado a de dentro do bolo quase cru. Há também quem aponte o chef francês radicado nos Estados Unidos Jean-Georges Vongerichten como autor da façanha. Mesmo nas mãos de um chef tão habilidoso quanto Jean-Georges, a receita teria surgido a partir de outro erro: um desequilíbrio na proporção de farinha de trigo na preparação que teria deixado o interior do bolo cremoso.

Versões à parte, o fato é que restaurantes, cafés e casas de massa reconhecem o prestígio dessa pequena dose de prazer e lá está ela no cardápio - para ser pedida e deixar quem a degusta em estado de graça. Apesar de tão refinada e desejada, ela também pode ser preparada em casa e servir a família toda.

PETIT GÂTEU

Ingredientes: 400 g de chocolate meio amargo;160 g de farinha de trigo peneirada; 160 g de açúcar; 6 ovos; 170 g de manteiga sem sal; 10 formas de petit gâteau; sorvete de massa de sua preferência.

Preparo: Unte e enfarinhe as formas de petit gâteau. Reserve. Quebre os 6 ovos em um recipiente e bata com um garfo como se fosse fazer uma omelete. Reserve. Derreta o chocolate meio amargo no fogo baixo. Com uma colher de pau e sempre mexendo, acrescente a manteiga. Após o total derretimento da manteiga, acrescente o açúcar. Continue mexendo. Adicione a farinha de trigo e misture bem. Desligue o fogo. Por fim, adicione os ovos (omelete) e mexa rapidamente até completar uma perfeita mistura. Com o auxílio de uma concha, despeje a massa do petit gâteau nas forminhas. Leve ao forno em fogo alto por 10 minutos. Desenforme e aprecie com sorvete.