Queridinha dos nutricionistas, abóbora é rica em fibras, minerais e vitaminas
Queridinha dos nutricionistas, abóbora é rica em fibras, minerais e vitaminas | Foto: Luiz Henrique Mendes

Curioso acreditar que a expressão "falar abobrinha", que significa dizer bobagens, falar pelos cotovelos, origina-se do baixo valor dado ao produto em tempos longínquos. De acordo com o Guia dos Curiosos, o produto tinha valor ínfimo , por ser de origem agrícola. Logo, "falar abobrinha" significa falar coisas sem valor. Mas nos dias de hoje, a abobrinha conquistou mais consumidores e, na feira, supermercado ou quitandas, o preço do produto não permite excessos. Em média, duas abóboras do tipo menina, bem pesadas, saem por R$4.

Com uma porção de variedades, há receitas tão criativas como nutritivas e capazes de surpreender quem não dava nada por uma abobrinha. Logo ela que tem seu lugar até nos contos de fada. Paulista, de pescoço, libanesa, japonesa, cabotiá, menina brasileira, moranga ou italiana, cada uma tem seus fieis consumidores e um número incontável de pratos para serem servidos - a abóbora batidinha com pimenta do reino é prática. Mas há pratos elaborados que incluem ingredientes como queijo cottage, carne seca, e purês leves, mas saborosos - até para quem está firme na dieta. Refogada com alho poró, ralada e frita no alho e na cebola, não faltam ideias para fazer a abobrinha abrir o apetite e transformar, o conceito dado ao legume no passado.

Mini pizza de abobrinha

Ingredientes: 1 abobrinha grossa; molho de tomate; 1 tomate; 1 cebola roxa; 100 g de muçarela ou queijo branco; orégano, azeite e pimenta do reino a gosto; sal com moderação.

Preparo: Corte a abobrinha em rodela (1cm); unte uma forma com um pouco de azeite.; coloque as rodelas de abobrinha, salpique sal, pimenta do reino e um fio de azeite por cima delas; leve ao forno preaquecido a 200°C, por 5 minutos, vire todas as rodelas e deixe mais 5 minutos. Retire do forno, coloque o molho de tomate, a rodela de tomate, a cebola roxa, a muçarela ou o queijo branco e o orégano; leve ao forno novamente só até derreter o queijo. Sirva quente.

Doce de abóbora light

Ingredientes: 300 g de abóbora cortada em cubos;1 talo de canela; 6 cravos; 4 colheres de sopa de adoçante light; 1 litro de água;1 colher de sopa de cal virgem.

Preparo: Coloque a abóbora cortada em cubos de molho na cal virgem misturada com água durante 20 minutos; Junte o litro de água, a canela e o cravo em uma panela. Leve ao fogo e deixar ferver; Misture a abóbora com o conteúdo da panela e cozinhe por 40 minutos- ou até o ponto de sua preferência. A receita rende seis porções e cada uma delas traz 87 calorias.