Creme de aspargos: um prato quente para os dias frios
Creme de aspargos: um prato quente para os dias frios | Foto: iStock

Os aspargos são, na maioria das vezes, conhecidos pelo seu poder purificante devido às suas propriedades diuréticas e drenantes que ajudam a eliminar as toxinas do nosso corpo, além de serem ricos em fibras.

Os aspargos podem ser consumidos ao natural, mas existem aspargos em conserva. Estes são utilizados como acompanhamento para pratos simples ou refinados, pois mantêm o seu baixo teor calórico ao mesmo tempo que os enriquecem com muitos minerais. Aqui fica um alerta, segundo alguns estudos realizados sobre o alimento, em seu estado de conserva, não devem ser consumidos por quem tem pressão alta, devido ao alto teor de sal.

Para quem é vegano, o aspargo contribui na substituição de fontes de cálcio, como os laticínios. Aspargos também são ricos em vitaminas A e C, e zinco, nutrientes que auxiliam na renovação celular eficiente e eliminam toxinas do organismo.

Existem muitas variedades de aspargos, como o aspargo inglês, que não tem o talo muito grosso. O aspargo italiano, que tem uma cor violeta e é menos saboroso, e o francês, que é uma variedade com talos menos grossos e uma ponta de cor violeta clara. Na Holanda, Alemanha e Bélgica são comuns os aspargos brancos, cultivados de uma maneira que não desenvolvem a clorofila. Os brancos crescem sob a terra, enquanto os verdes sobre a terra. Por este fazer fotossíntese, é mais nutritivo do que aquele. Já o aspargo violeta, comum na Itália, tem mais açúcar e menos fibras.

Hoje, trazemos uma receita mais cremosa à base de aspargos. A sopa de aspargos, além de nutritiva e muito saborosa, é prática e rápida. Com apenas 25 minutos, ela já está pronta para ser apreciada.

Sopa cremosa de aspargos

Ingredientes: 100g de margarina, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 500 ml de água, 1 litro de leite, 1 pacote de sopa creme de aspargos ou creme de cebola (opcional), 1 ou 2 vidros de aspargos, 1 caldo de galinha, 1 lata de creme de leite, 4 gemas, queijo ralado e sal.

Modo de preparo: Levar ao fogo uma panela funda com margarina, deixe derreter. Juntar a farinha, deixar dourar, logo após retire do fogo. Junte a água, o leite e a sopa creme e volte ao fogo. Coloque o caldo de galinha e o aspargo, e deixe ferver até encorpar bem. Tempere a sopa e acrescente o creme com as gemas. Servir quente, polvilhada com salsinha ou queijo ralado.