|
  • Bitcoin 120.926
  • Dólar 5,0919
  • Euro 5,2455
Londrina

COZINHA & SABOR

m de leitura Atualizado em 17/07/2020, 11:32

O clima pede um cassoulet

Feijoada francesa para encher a mesa leva diversos ingredientes e agrada nos dias frios

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 17 de julho de 2020

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Provar culturas é enriquecedor. Por meio do idioma, viagens e pratos, somamos conhecimento e respeitamos as diferenças.  Apreciado em todo o mundo, o cassoulet é uma especialidade francesa à base de feijão branco e carnes de diversos tipos, como porco, pato e carneiro. Tradicionalmente é servido à mesa gratinado com uma farofa feita de farinha de rosca. O prato possui algumas variações - como frango e salsichas, por exemplo - mas todas elas requerem algumas horas de dedicação na cozinha.

Uma das hipóteses mais difundidas sobre a origem desse prato - que por aqui é conhecido como feijoada francesa - é a de que ele teria surgido em meados do século 14, durante a Guerra dos Cem Anos, como um cozido para dar forças aos soldados em combate. Na época o cassoulet era preparado com favas, que mais tarde teriam sido substituídas pelos feijões brancos. Perfeita para o clima frio, uma boa dica aos principiantes é deixar o feijão branco de molho por, pelo menos, 12 horas 

Ingredientes

500g de feijão branco; 600g de lombo em cubos; 500g de coxinhas da asa do frango; 3 gomos de linguiça calabresa fatiadas;150g de bacon em cubos; 3 colheres de sopa de azeite; 1 lata de tomate pelado ou 3 tomates maduros sem pele e sem sementes;1 cenoura grande em cubinhos;1 cebola inteira com alguns cravos espetados;5 dentes de alho amassados; 1 bouquet garni (folhas de alho poró, salsa, salsão, tomilho e louro amarrados); 1 xícara de chá de vinho branco seco; 1 litro de caldo de frango;1 pimenta dedo-de-moça; sal com moderação e pimenta-do-reino (a gosto); farinha de rosca para polvilhar. 

Cassoulet: com feijão branco e carnes diversas, pode ser servido com uma farofa de farinha de rosca Cassoulet: com feijão branco e carnes diversas, pode ser servido com uma farofa de farinha de rosca
Cassoulet: com feijão branco e carnes diversas, pode ser servido com uma farofa de farinha de rosca |  Foto: iStock
 

Preparo

 Deixe o feijão branco de molho na água por, no mínimo, 12 horas. Escorra e coloque para cozinhar com água limpa, em uma panela normal, por 10 minutos. Escorra a água e reserve. O feijão vai ficar firme, pois vai continuar cozinhando junto com as carnes. Tempere as coxinhas da asa com sal e pimenta do reino a gosto. Em outra panela, aqueça o azeite e sele as coxinhas da asa. Acrescente o lombo picado e o bacon e sele-os. Adicione o alho picado e deixe fritar um pouco. Abaixe o fogo, acrescente o restante dos ingredientes e cozinhe por 30 minutos. Desligue o fogo e transfira o cassoulet para uma travessa. Retire a pimenta dedo-de-moça, a cebola e o bouquet garni e jogue fora. Polvilhe com farinha de rosca e leve ao forno médio por 5 minutos. Retire do forno e sirva em seguida.