Saborosas e decorativas, as bolachinhas de Natal possuem ainda um toque de afeto. Com diferentes formatos e versões até sem glúten, pacotes de pequenas porções surpreendem quem recebe as bolachinhas em forma de presente. A estrela, o pinheirinho natalino e o boneco permitem ainda criações como um papai-noel estilizado, bonecos de neve, bengalinhas e o que a imaginação permitir.

Conta a tradição que os primeiros biscoitos nasceram na Rússia por volta do século IX, eles eram chamados de ‘pryaniki’. Eram feitos com farinha, mel e em formato de animais para enfeitar as árvores de natal, eram feitos para os ricos e os pobres, como presentes, para casamentos, festas, e também para pessoas doentes com o objetivo de cura (neste caso assados em formato de anjos).

Anos mais tarde, o gengibre e outras especiarias foram adicionados para celebrar as festas do inverno, baseando-se em tradições européias pré-católicas. Já durante o reinado da Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, em uma festa de Natal, resolveu-se fazer os biscoitos de gengibre com a cara dos convidados. Desde então essa tradição costuma aparecer nas festividades natalinas na Europa e América do Norte. A primeira impressão feita sobre a história do ‘Gingerbread Man’ foi em maio de 1875.

Lindos e deliciosos, os biscoitos de Natal também são um presente cheio de afeto
Lindos e deliciosos, os biscoitos de Natal também são um presente cheio de afeto | Foto: iStock

Biscoito de Natal

Ingredientes: 500 g de farinha de trigo; 250 g de margarina; 200 g de açúcar; 2 ovos; 1 gema; 1 colher (sopa) de essência de baunilha. casca de 1 limão; 1 pitada de sal

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes até obter uma massa lisa que desprenda das mãos. Abra a massa com auxílio de um rolo, com cinco milímetros de espessura, aproximadamente, é o suficiente. Corte no formato desejado e asse em forno moderado até dourar.

Cobertura: 1 clara de ovo: ½ colher (sopa) de suco de limão: Açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo Bata a clara com o suco de limão até o ponto de neve. Adicione açúcar de confeiteiro aos poucos até ficar um creme fofo e consistente. Separe o glacê obtido em porções e acrescente corante. Confeite as bolachas e armazene em recipiente bem fechado.

Versão sem glúten e sem lactose

1 xícara de farinha de arroz integral; 3 colheres de sopa cheias de farinha de amaranto ou amêndoas;
3 colheres de sopa rasas de fécula de batata; 3 colheres de sopa de açúcar mascavo; 1 colher de chá de noz-moscada; 2 colheres de chá de canela em pó; 1 colher de chá de gengibre em pó; 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio; 125 gramas de óleo de coco ou manteiga ghee gelados e cortados em cubos; 3 colheres de sopa de melado de cana


Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos.
Adicione o óleo de coco e vá misturando com a mão na mistura das farinhas e especiarias até formar uma farofa grossa.
Misture o melado de cana até bem incorporado.
Não precisa mexer muito, só até formar uma massa lisa e homogênea.
Embale em papel filme e leva para a geladeira por no mínimo meia hora.
Abra a massa, se necessário polvilhe fécula de batata para não grudar quando abrir.
Recorte na forma desejada.
Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por uns 10 minutos ou até dourar.
Deixe esfriar sobre uma grade e armazene em pote fechado ou na geladeira.