Açaí tem gosto de terra? Polêmica no Multi Chef! Ao menos em Itaporanga, no interior de São Paulo, não. E em Londrina, também não. Brincadeiras à parte, a pequena fruta roxa de uma palmeira muito comum na Amazônia conquistou o paladar brasileiro nos últimos anos e se proliferou no Norte do Paraná, alcançando um lugar de destaque na gastronomia local: do Lago Igapó aos shoppings, passando pelo centro e constante em deliverys, não pode faltar um bom açaí, no dia a dia, não é mesmo?

Estive em Itaporanga no último fim de semana e pude experimentar o Açaí do Japa, que tem ainda uma filial em Taquarituba, ambas cidadezinhas perto da fronteira com o Paraná. À parte todos os ingredientes que potencializam as calorias do combo, o açaí que tomei é delicioso, leve e refrescante. Extremamente calórico, para mim funciona quase que como uma refeição. Ainda mais quando é incrementado com leite em pó, kiwi, oreo e nutella. Aí é para acabar, chutar o balde mesmo! Pensa num negócio bom!

Em Londrina, também estamos muito bem servidos de açaí. Transformado em point, o Green Açaí, na beira do cartão-postal londrinense, o lago Igapó, reúne um conjunto imbatível: açaí, música boa e gente bonita e descolada. Afilhado e amigos meus já tocaram música ao vivo por ali e já encontrei grandes amigos, como Sara Presoto. Não tem nada melhor para repor as energias gastas na caminhada que tomar um açaí por ali. Bom, uma água de coco ou um caldo de cana também são uma boa pedida!

Imperdível também é o açaí do Ice Mel, localizado no Mercadão da Prochet. Sempre que dou um pulinho lá para renovar meu estoque de temperos, ou para apreciar as delícias dos chefs Júnior e Everton, é parada obrigatória experimentar um combo diferente no Ice Mel. Ou, então, para os amantes da fruta, dá para levar para casa um pote de dois litros, ideal para preparar para a família inteira. O produto pode ser comprado ali ou na Estação da Dry, que também fica no Mercadão da Prochet.

Outros locais, com certeza, fazem açaís maravilhosos, alguns dos quais eu já experimentei, enquanto outros não: Açaí Brazil, The Best Açaí, Açaí Concept, além de outros. A modinha virou tradição e veio mesmo para ficar. Entretanto, ainda assim, provavelmente o tipo ou o modo de açaí que consumimos aqui no Sul não se compara com o jeito que se degusta no Norte e Nordeste. O fato de a fruta ser muito mais fresca certamente interfere no sabor e na qualidade. Então, vou ter que ir até lá conhecer! Vamos?

Açaí: delícia  da região amazônica, tomou conta do Brasil
Açaí: delícia da região amazônica, tomou conta do Brasil | Foto: Pixabay

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1