A cozinha e o milho vivem em sintonia. Até parecem feitos um para o outro, tão grande a variedade de receitas que vão do forno ao fogão. Os grãos refogados no alho são simples de preparar e enchem a mesa. O creme, a sopa, o bolo e até o cereal de milho conquistam. A pamonha, as arepas colombianas e os tacos mexicanos são prova de que o milho corre o mundo e é um tanto apreciado. A canjica com canela e as bonecas feitas do sabugo são riquezas culturais. A figura do espantalho diante da plantação é lembrança de um fiel protetor do milharal - que permite pratos elaborados, rações para animais e o que a criatividade permitir.

Na crônica "A Pipoca", Rubem Alves escreve: "Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser."

Curau de milho

Ingredientes: 5 espigas de milho duras;1 litro de leite; 1 1/2 xícaras de açúcar; 1 pitada de sal

Preparo: Bata o milho com o leite no liquidificador por 3 minutos, passe a mistura em uma peneira bem fina; Coloque em uma panela junto com açúcar e a pitada de sal; Mexa até começar a engrossar, deixe cozinhar por cerca de 10 minutos em fogo baixo.Coloque em um refratário e se preferir acrescente canela em pó por cima. Sirva quente cremoso ou deixe na geladeira.

O milho é também um bom acompanhamento para muitos pratos
O milho é também um bom acompanhamento para muitos pratos | Foto: iStock

Costelinha de porco com milho verde


Receita: 2 kg de costelinha de porco picada: 2 dentes de alho picados. Sal e pimenta do reino a gosto; 3 colheres (sopa) de óleo; 5 espigas de milho verde cotadas em pedaços; cheiro verde a gosto.


Preparo: Tempere as costelinhas de porco com o alho, sal, pimenta e deixe no tempero por 2 horas. Aqueça uma panela com as 3 colheres de óleo e adicione as costelinhas, misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar mexendo. Logo a carne começará a soltar água. Siga cozinhando até secar toda a água da carne até ficar dourada, acrescente o milho verde e 1 xícara de água, misture e deixe cozinhar novamente até que o milho fique cozido e a carne macia, deixe secar a água, se for necessário adicione mais água para terminar o cozimento. Finalize com o cheiro verde.