No livro "O poder de cura do limão", de Conceição Trucom, a fruta é exaltada. São 200 páginas de reverência, informação e receitas. Azedo por natureza, o limão tem suas propriedades destrinchadas e na cozinha é que mostra toda a sua versatilidade. O peixe se entrega à marinada e também ganha mais sabor depois de pronto - algumas gotinhas na porcão de tilápia frita, fazem a diferença. Rico em vitamina C, seu consumo fortalece o sistema imunológico e dá resistência contra doenças infecciosas como gripes e resfriados. Na hora de escolher a baciada, observe as cascas: lisas, bem verdinhas e brilhantes indicam que ali há um limão bem suculento e fresquinho.

Das variedades, as mais conhecidas são: taiti, considerado o menos ácido e mais popular, é bastante usado em limonadas e bebidas como a caipirinha; cravo, caipira ou limão-rosa, possui sabor e aroma bem característicos. A casca é alaranjada, com nervuras, muito usado para temperar saladas e marinar carnes. O limão-galego, por sua vez, tem um formato menor e bem arredondado, com a casca fina e verde clara. De pouca acidez, entra em receitas de sorvetes, molhos, tempero, doces, drinques e sucos. O siciliano é considerado o mais antigo do mundo. É eleito o perfeito para molhos e para dar mais sabor a pratos como risotos- usado também em perfumes e cosméticos.

Talharim ao limão siciliano

Ingredientes

160 g de talharim; 6 colheres (sopa) de azeite; 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; suco e raspas de 1 limão-siciliano

Sal com moderação e pimenta-do-reino moída na hora manjericão fresco a gosto

Preparo

Leve ao fogo alto uma panela com água salgada (como se fosse água do mar). Numa tigela, misture o parmesão e o suco de limão. Em seguida, junte as raspas e o azeite. Como o queijo costuma ser salgado, se preferir, tempere apenas com pimenta. Misture bem. Quando a água ferver, cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem. 2. Retire e reserve ½ xícara da água do cozimento; escorra o macarrão. Transfira para a tigela, regue com ¼ de xícara da água do cozimento e misture bem. Se estiver muito seco, regue com o restante da água. Emprate e decore com folhas de manjericão.

Torta de limão:  uma das delícias feitas com uma fruta versátil
Torta de limão: uma das delícias feitas com uma fruta versátil | Foto: iStock

Torta de limão

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo;1 ovo; 100 g de margarina ou gordura vegetal; 1 colher (chá) de fermento; 3 colheres (sopa) de açúcar; 1 pitada de sal

Recheio: 1 lata de leite condensado; 2 caixas de creme de leite; 5 limões espremidos.

Preparo

Misture todos ingredientes da massa em uma tigela. Sove sempre com as mãos, até que a massa desgrude. Em uma forma de sua preferência, abra a massa na forma e nas laterais. Asse com forno preaquecido à 180° C por cerca de 7 minutos.

Recheio: Misture todos ingredientes em um liquidificador e deixe no congelador por 2 horas para a consistência ficar bem firme. Depois que a massa esfriar e o mousse estiver na sua consistência, recheie a massa e decore com raspas de limão.