|
  • Bitcoin 196.681
  • Dólar 5,4587
  • Euro 6,1923
Londrina

COZINHA&SABOR 5m de leitura Atualizado em 18/09/2020, 08:02

Lasanhas vegetarianas variam o menu e equilibram as refeições

Sabor em camadas

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Feitas com vegetais, as lasanhas ficam mais leves e também saborosas
Feitas com vegetais, as lasanhas ficam mais leves e também saborosas |  Foto: iStock
 

Uma sobre a outra, as camadas em fatias formam a composição. Até parece que a montagem, toda artesanal, é só para ser contemplada, mas não. Por mais belo que seja um prato, o melhor momento é realmente o de provar. A lasanha, prato tradicional da cozinha italiana permite versões tão caprichadas como personalizadas. No lugar da massa que leva farinha de trigo e ovos, outros ingredientes são capazes de tornar a travessa apresentável, saborosa e nutritiva. 

Da base ao topo, molho e demais ingredientes se combinam e o assado no forno praticamente anuncia a hora que está pronto. Os ingredientes do cume borbulham e gratinar é uma opção. Na hora de empratar, uma espátula robusta permite uma retirada cirúrgica e uma fatia farta de encher a louça e olhos. Inspire-se, crie momentos especiais na cozinha e compartilhe suas receitas. 

LASANHA DE BERINJELA

Ingredientes: 3 berinjelas grandes; 1 lata de molho de tomate; 1 maço de coentro cortado em pedaços pequenos; azeitonas sem caroço cortadas; 300 g de queijo muçarela fatiado; 300 g de presunto fatiado; 2 colheres de azeite; queijo catupiry.

Preparo:  Corte as berinjelas em fatias finas, no sentido do comprimento. Em uma assadeira retangular refratária, coloque no fundo, as duas colheres de azeite e um pouco de molho de tomate. Coloque então uma camada de berinjela. Cubra com molho de tomate, salpique com azeitonas e coentro. Em seguida, coloque uma camada de presunto. Acrescente uma camada de berinjela, cubra com molho de tomate e por cima coloque uma camada de queijo muçarela. Repita os passos 3, 4 e 5, para formar mais duas camadas. Coloque por cima da última camada, queijo catupiry a gosto, e cubra a assadeira com papel alumínio. Leve ao forno em temperatura de 180º C por cerca de 30 minutos, para cozinhar. Após isso, retire o papel-alumínio e deixe por mais 5 a 10 minutos para gratinar. Sirva quente.

LASANHA DE ABOBRINHA

Ingredientes: 2 abobrinhas médias; 400 g de queijo muçarela fatiado; 1 caixa de creme de leite; Sal com moderação e orégano a gosto; 500g de carne moída;2 colheres de sopa de óleo; 1 cebola picada; 1 tomate picado; 1/2 pimentão picado;1 xícara de extrato de tomate.

Preparo: Lave bem as abobrinhas e corte-as no sentido do comprimento em tiras finas. Salpique um pouco de sal a seu gosto e deixe descansar por uns 40 minutos. Enquanto isso frite a carne moída no óleo e quando ela estiver bem dourada acrescente a cebola, tomate e pimentão, refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o extrato de tomate e a água deixe o molho encorpar. Tempere o refogado a seu gosto. Atenção para não deixar o molho muito aguado. Retire a água que a abobrinha criou, escorra bem.

Montagem: Em um refratário coloque um pouco de molho, uma camada de abobrinha, uma camada de molho, uma camada de queijo, uma camada de creme de leite (coloque toda a caixa), abobrinha, molho, queijo, decore com fatias de tomate e salpique orégano a gosto. Leve ao forno pré-aquecido por 15 a 20 minutos. Sirva com arroz branco e salada.

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM