COZINHA & SABOR -

In natura ou em saladas e sucos, alimentos ricos em água são essenciais nos dias mais quentes


Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Nosso corpo necessita de água - insípida, incolor e inodora, ela pode ser introduzida na alimentação não apenas por meio de goles generosos ao longo de todo o dia. Sim, o certo é assim: oferecer às células pequenas porções, com equilíbrio e de nada adianta passar o dia todo na seca e, lá de noite, com culpa,  mandar pra dentro, dois litrões de água - só para compensar a falha.


Verduras, legumes e frutas: fontes naturais de hidratação do organismo
Verduras, legumes e frutas: fontes naturais de hidratação do organismo | iStock
 


Além da garrafinha de água a tiracolo, crianças, adultos e idosos podem e devem buscar alimentos ricos em água como fontes de hidratação em períodos como o atual, em que os termômetros, em várias regiões do País, chegam à casa dos 40 graus. A alface americana tem água, o tomate também. E o que dizer do abacaxi, que além das fibras e suculência, é bem provido de líquidos? Na mesma linha do que é refrescante e hidrata, podemos somar a beterraba, outra fonte de fibra, ferro, magnésio e vitamina C. 




De acordo com a nutricionista Panmela Rodrigues, alimentação é um fator essencial no combate às altas temperaturas que estamos vivendo, que tornam os dias e as noites tão desconfortáveis. "O que comemos influencia a hidratação do corpo, contribuindo para manter os mecanismos de termorregulação em bom estado. É por essa razão que nesta época de maior calor devemos prestar atenção nos alimentos que consumimos. Devemos aumentar o consumo de frutas - melão,  kiwi e verduras e legumes - abobrinha, chuchu, pois contém uma maior quantidade de água, vitaminas e minerais, melhorando o desconforto do calor e a imunidade. Alimentos ricos em açúcares, farinhas e gorduras, potencializam a sensação de cansaço, habitual nos dias de muito calor.Lembrando sempre que a melhor forma de se hidratar é tomar muita água. A recomendação é a ingestão de 35 a 40ml de água/ kg de peso/ dia", ensina. 

Da salada à sobremesa, alimentos ricos em água são mais que bem-vindos. Só vale lembrar que não substituem a ingestão de água pura.


Salada refrescante:

Ingredientes: Alface, tomate cereja, cenoura ralada, manga. 

Preparo: Disponha em uma saladeira, tempere com azeite, limão e sal com moderação.


Suco energizante

Ingredientes: 500 ml de suco de laranja; 500 ml de água;1 beterraba pequena; 3 folhas de couve.

Preparo: Bata no liquidificador o suco de laranja, a água, a beterraba. Aos poucos, adicione as folhas de couve e experimente tenha uma experiência refrescante. 


Suco funcional

Ingredientes: ½ mamão papaia; 4 ameixas secas sem caroço 1 laranja-pera com bagaço picada; 200 ml de água gelada;1 colher de chá de semente de linhaça



Preparo:  Bata no liquidificador o mamão, as ameixas secas, a laranja e a água. Sirva em copos e polvilhe com a semente de linhaça. Consuma imediatamente após o preparo.


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo