|
  • Bitcoin 102.802
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

COZINHA & SABOR

m de leitura Atualizado em 30/07/2021, 16:55

Iguaria: língua bovina ao molho

Sem desperdícios e com o toque de refinado, a língua pode surpreender paladares à mesa

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 30 de julho de 2021

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
Língua bovina: servido quentinho, prato é saboroso e rico em vitaminas Língua bovina: servido quentinho, prato é saboroso e rico em vitaminas
Língua bovina: servido quentinho, prato é saboroso e rico em vitaminas |  Foto: Walkiria Vieira
 

Na família do chef Márcio Canavezi, o aproveitamento dos alimentos sempre foi regra. Assim, em se tratando de carne bovina, o miolo, os testículos e a língua eram servidos à mesa sem qualquer frescura, pois como criadores, sabiam que do boi tudo se aproveita. "O que não era vendido, ficava para nós e comíamos. 

A versatilidade das partes do animal, somada à formação de Márcio Canavezi, do restaurante Las Olivas, o tornaram uma referência no preparo de pratos que à primeira vista soam estranho para alguns, como a língua bovina, por exemplo. A sabedoria popular e os assumidos bons de garfo ensinam: "Se não provou, não pode dizer que não gosta". Ponto. Então, antes de soltar a língua e sair dizendo que acha estranho, não gosta da cara ou que é ruim, experimente. 

Saber escolher os alimentos é o começo de um prato bem feito e a forma de fazer também são diferenciais. No caso da língua, some-se tempo e boa vontade para ver como essa carne surpreende. A textura, a leveza e o sabor são únicos e com o tempero e molho elaborados a exemplo do chef, fazer esse prato para seus convidados pode se tornar uma tradição graças à sua qualidade. Rica em vitaminas do complexo B, é fonte de cálcio, ferro e fósforo.

Língua bovina à las olivas

Ingredientes : 2 línguas bovinas ; 2 cebolas médias ;+- 700 ml de molho de tomates caseiro ; sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto (alecrim, tomilho, etc) 

Preparo : Cozinhe  as línguas com água e os temperos na panela de pressão por cerca de 20 minutos. 

Limpe e descasque as línguas, corte-as em pedaços menores conforme desejar e  reserve. 

Doure as cebolas com um pouco de ervas, adicione os pedaços de língua e frite-os um  pouco com as cebolas fatiadas.  

Acrescente o molho de tomates e deixe ferver e reduzir um pouco. 

Adicione sal e pimenta a gosto. 

Finalize com salsinha picada e sirva quente com torradas, fatias de pão ou arroz branco.