Variar o cardápio é um desafio para a dona de casa - principalmente para aquelas que gostam de surpreender. Com receitas tradicionais de família às com pitadas de criatividade e disponíveis nas redes sociais, é possível fugir do arroz com feijão sem perder em nutrientes e nem sabor.

Os grelhados são um exemplo de como é possível preparar para si ou oferecer opções saudáveis, gostosas e que caibam no orçamento. Carnes e legumes se dão bem na grelha e basta ficar de olho para não perder a suculência do alimento e dar ainda dar um toque de chef na aparência que o grelhadinho ganha depois de pronto. Crie receitas, aproveite os alimentos e bom apetite.

Na grelha, com molhos diferentes, o frango ganha outro sabor
Na grelha, com molhos diferentes, o frango ganha outro sabor | Foto: iStock

Frango ao molho oriental

Ingredientes: 6 filés de peito de frango; 2 dentes de alho picados; sal a gosto; 4 colheres (sopa) de óleo; 2 colheres ; (sopa) de manteiga; 1 cenoura em rodelas; 1 xícara (chá) de vagem picada.1 xícara (chá) de champignon em fatias; 1/2 xícara (chá) de molho de soja ; 1 colher (sopa) de gergelim.

Preparo: Tempere o frango com o alho e sal. Aqueça uma frigideira grelhada em fogo alto com o óleo e frite os filés de frango até dourarem. Transfira para uma travessa. Volte a frigideira ao fogo, adicione a manteiga, os legumes e refogue por 2 minutos. Acrescente o molho de soja, o gergelim, acerte o sal e refogue por 3 minutos. Sirva acompanhando os filés grelhados.

Legumes grelhados ao molho

Ingredientes: 1 abobrinha; 1 berinjela; 1 cenoura; 2 cebolas; 2 tomates; 1/2 xícara (chá) de azeite. Sal com moderação e pimenta-do-reino a gosto

Molho: 1/2 xícara (chá) de manjericão fresco picado; 1 xícara (chá) de iogurte natural; 2 colheres (sopa) de azeite, sal com moderação.

Preparo: Para o molho, misture bem todos os ingredientes e reserve na geladeira. Corte os legumes em fatias de 1cm. Aqueça uma frigideira antiaderente grelhada com um pouco do azeite e grelhe a abobrinha fatiada até dourar. Tempere com sal e reserve em uma travessa. Repita o procedimento com a berinjela, a cenoura, a cebola e o tomate, separadamente, até dourarem. Transfira tudo para uma travessa e sirva com o molho reservado.