|
  • Bitcoin 193.939
  • Dólar 5,4587
  • Euro 6,1923
Londrina

COZINHA & SABOR 5m de leitura Atualizado em 24/12/2021, 08:08 assinante

Entradas para celebrar o Natal

Pastas, cremes e patês em versões para todos os paladares são um indicativo do que vem na refeição principal

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Tão especiais como o prato principal, as entradas dos almoços e jantares são um indicativo do que vem pela frente. Leves, saborosos, tradicionais ou com um toque pessoal, patês, cremes e pastas ficam ainda mais convidativos graças à louça escolhida para servir e a  forma de apresentação. 

Caponata de berinjela, babaganuche e pasta de grão de bico são algumas sugestões para diferentes ocasiões e essas entradas se consolidam também pela praticidade, pois muitas receitas dispensam a necessidade de cozimento -  à base de maionese ou algum tipo de queijo cremoso, misturadas com carne pré-cozida, peixe enlatado, ervas aromáticas ou outros temperos, o resultado conquista.

Para esta ocasião especial que é a ceia e o almoço de Natal, o Chef Márcio Canavezi, do Restaurante Las Olivas, traz para os leitores da FOLHA uma receita de babaganuche, oferecida por sua mãe, dona Cristina. Torradas, pão italiano e crostatas foram um par perfeito para diferentes receitas. 

As pastas e patês são sempre bem-vindos em todas as  festivas
As pastas e patês são sempre bem-vindos em todas as festivas |  Foto: iStock
 

 Babaganuche

Ingredientes  

2 a 3 berinjelas; 20 a 40 ml de molho Tahine; 60 ml de azeite extravirgem; 1 dente de alho amassado; suco de 1 limão Taiti; sal e pimenta do reino a gosto

Preparo  

Tostar as berinjelas na boca do fogão até que estejam murchas. Caso queira, pode assá-las em forno médio até que fiquem macias. Nesse caso, o patê não vai ter o gostinho de defumado mas também fica muito saboroso. Deixe esfriar um pouco, tire as pontas de cima, abra-as ao meio no sentido do comprimento, raspe as polpas, coloque-as no liquidificador no modo pulsar - 3 a 5 vezes ou amasse-as com um garfo. Coloque as berinjelas amassadas ou trituradas em uma vasilha e acrescente o molho de tahine, o suco do limão, o sal e pimenta a gosto, o alho bem amassado e o azeite a gosto. Misture muito bem e experimente com pão sírio.

Pasta de Grão de bico

Ingredientes 

2 xícaras de grão-de-bico cozido e sem pele; 1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim); 2 colheres (sopa) suco de limão; 2 colheres (chá) de alho amassado; 2 conchas da água do cozimento do grão-de-bico, sal a gosto.

Preparo

Deixe o grão-de-bico de molho por 8 horas. Na panela de pressão, coloque os grãos e 1 litro e meio de água e cozinhe por 20 minutos. Depois disso, coloque o grão-de-bico em um recipiente com água fria e retire as cascas. Coloque 2 conchas da água de cozimento no liquidificador. Coloque os demais ingredientes e bata até fica bem homogêneo. Acerte o sal e está pronta!

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM