As taças no fundo do armário ou apenas decorando a cristaleira ganham protagonismo diante da receita de um coquetel. Com ou sem álcool, as bebidas coloridas, com bolhas e frutas fazem bonito na foto e também no quesito refrescância em razão dos ingredientes e combinações possíveis. O gelo entra em todas as receitas, vale destacar.
Se suas lembranças de drinques elaborados remetem a locais refinados ou festas que marcaram momentos especiais, saiba que essas bebidas podem, sim, ser preparadas em casa e ficarem tão apresentáveis e saborosas como as guardadas na memória. Basta ter os ingredientes, seguir as medidas, o passo e passo e dar seu toque de criatividade na hora de servir com um toque de barman.
Nesta edição, o restaurante Jardim Gastronômico, localizado na Gleba Palhano, oferece ao leitores da Folha duas receitas especiais de drinques bastante apreciados em suas mesas - cercadas de verde e boa música, marcas do Jardim. Escolha a sua, prepare para você mesmo ou reúna amigos ou familiares e faça um brinde para agradecer a simplicidade do cotidiano.
GIN COM FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes
100 ml gin; 25 ml de licor de laranja ; água tônica a gosto; gelo triturado; 100 g frutas vermelhas congeladas (amora, morango, framboesa); 1 pau de canela.
Preparo
Coloque metade das frutas vermelhas na taça, dê uma leve macerada. Acrescente o gelo; Adicione o restante das frutas vermelhas inteiras. Acrescente o licor de laranja e o gin. Complete com água tônica. Mexa delicadamente com uma bailarina (colher fina e longa que chega ao fundo da taça). Coloque um pau de canela grande. Para exalar um delicioso aroma e dar um charme especial, coloque fogo na ponta do pau de canela e deixe queimar.
Um drink com abacaxi, uma das frutas mais refrescantes do verão
Um drink com abacaxi, uma das frutas mais refrescantes do verão | Foto: iStock
COQUETEL SEM ÁLCOOL
Ingredientes
100g de abacaxi (ou uma fruta de sua preferência) em pedaços congelados; 6 pedras de gelo; açúcar a gosto; soda para completar.
Preparo: Na coqueteleira, macere o abacaxi. Adicione o açúcar, o gelo , e metade da soda. Tampe a coqueteleira, chacoalhe levemente para misturar. Adicione o restante da soda e coloque no copo. Coloque uma folha de hortelã para decorar.
---

leia mais

...
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.