"Allah-la-ô, ô ô ô ô ô ô/ Mas que calor, ô ô ô ô ô ô". A gastronomia também chega no ritmo das marchinhas e a combinação calor e carnaval faz o corpo pedir cuidados simples como manter-se hidratado. Aos foliões que se programam para uma verdadeira maratona de festividades, água nunca é demais e a garrafinha a tiracolo não sai de moda. Para acompanhar o trio elétrico ou prestigiar as atrações de clubes e salões, beber água antes, durante e depois é uma receita simples para manter o pique para os dias de Carnaval, assim como encarar o trabalho e os estudos que sucedem o feriadão.

Além da água, tão acessível e capaz de aliviar a sede e o suor, outras bebidas como chás, refrescos, drinques e batidinhas, saciam - e tornam os dias do feriado ainda mais gostosos. Com ou sem álcool, á muitas opções. Esteja você determinado a viajar, ficar em casa descansando, receber amigos, ou com uma extensa programação com a garotada, faça do seu Carnaval o melhor de todos, até à mesa. Leia as sugestões e dê seu toque pessoal às bebidas.

Chá mate gelado

Ingredientes: 1 litro de água; 2 colheres de sopa de erva mate, 1 limão, açúcar com moderação.

Ferva 1 litro de água e despeje numa jarra com 2 colheres de sopa de erva mate. Cubra a jarra e deixe repousar por 5 minutos. Depois desse tempo, coe, bata com limão e açúcar e coloque na geladeira. Na hora de servir coloque algumas pedras de gelo e bata mais. Vocês podem também diversificar o chá mate substituindo o limão por outras frutas como, por exemplo, abacaxi e maracujá. Mas sempre bem gelado.

Imagem ilustrativa da imagem Aprenda a preparar três opções de drinks refrescantes para o Carnaval
| Foto: iStock

Suco de capim santo

Ingredientes: caldo de 1 limão; 4 folhas de capim-santo; 2 colheres (sopa) de açúcar; ¾ xícara (chá) de água; cubos de gelo a gosto

Modo de preparo: Lave e seque bem as folha de capim-santo. No liquidificador, junte o caldo de limão, a água, o açúcar, as folhas de capim-santo e os cubos de gelo. Bata por cerca de 1 minuto para triturar. Transfira para um copo, passando pela peneira, acrescente mais cubos de gelo e sirva.

Drink com morango, pimenta e gin tônica

Ingredientes: 50 ml de gin; 120 ml de água tônica; 30 ml de licor de morango;3 morangos cortados em lâminas; 8 folhas de hortelã; de 15 a 20 unidades de pimenta preta.

Modo de preparo: Na taça resfriada, coloque as lâminas de morango, as folhas de hortelã e a pimenta preta. Encha o copo de gelo. Acrescente o gin e depois complete com a água tônica. Mexa levemente com uma colher bailarina para espalhar os ingredientes. Por fim, coloque o licor de morango. Para servir, decore com um ramo de hortelã.