Um dos alimentos mais presentes na alimentação do brasileiro, o arroz tem um grande valor nutricional, mas não se recomenda o consumido sozinho, sem outra fonte de proteína. "Se você comer só arroz, vai ficar doente. O arroz é uma fonte de carboidrato excelente, então ele é um alimento energético, e o arroz contém aminoácidos, uma substância que completa a qualidade de proteína. O feijão sozinho não é tão nutritivo quanto o feijão com arroz", diz a nutricionista e professora de culinária Valéria Mortara, de Londrina.

Valéria Mortara, nutricionista e professora de culinária ."Não existe uma quantidade ideal que serve para todo mundo"
Valéria Mortara, nutricionista e professora de culinária ."Não existe uma quantidade ideal que serve para todo mundo" | Foto: Nicole Khouri/Divulgação

Também foi criado o mito que existe uma porção ideal para se consumir, sendo que na verdade depende de pessoa, da idade, do gasto energético, horário e o que vai acompanhar esse prato. "Não existe uma quantidade ideal que serve para todo mundo”, afirma.

Justamente por ser um alimento "coringa", muitas vezes ele acaba sobrando na geladeira e vem a dúvida de quantos dias depois de cozido ele pode ainda ser ingerido. "Depende quando você abre essa geladeira, depende se você guardou logo depois que você fez, depende se demorou para guardar, mas dá para durar uns cinco dias de acordo com o aspecto dele", explica Mortara.

O arroz é considerado um alimento versátil e poliglota, porque o mundo cozinha com arroz. Em Londrina, é muito comum risoto, arroz doce, que traz um ar nostálgico por remeter a familiares, como tias e avós, além do arroz com lentilha, que atrai o público vegano.

Janaiara Berbel, coordenadora-adjunta do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado em Campo Mourão. "A dica é o tempero que utilizamos"
Janaiara Berbel, coordenadora-adjunta do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado em Campo Mourão. "A dica é o tempero que utilizamos" | Foto: Divulgação/Centro Integrado Universitário

Janaiara Moreira Sebold Berbel, coordenadora-adjunta do curso de nutrição do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, diz que o arroz pode ser guardado por até cinco dias na geladeira. "A dica é o tempero que utilizamos. A cebola, por exemplo, possui um potencial maior de `azedar´ o arroz, então o ideal é utilizar o alho como tempero, assim a durabilidade aumenta", explica. Com cebola, o ideal são três dias na geladeira.

Berbel lembrou que o arroz pode ser reutilizado de diversas maneiras e ser transformado em um alimento mais saudável, acrescentando cenoura ralada, brócolis picadinhos, folhas da cenoura. "As oleaginosas também conferem um sabor especial, além de garantir um melhor aporte nutricional como as castanhas, amêndoas e nozes”.

Supervisão: Adriana De Cunto

Bolinhos de arroz feitos pela nutricionista e professora de culinária Valéria Mortara: simples e saborosos
Bolinhos de arroz feitos pela nutricionista e professora de culinária Valéria Mortara: simples e saborosos | Foto: Valéria Mortara/ Divulgação

Bolinho de Arroz Saudável

Ingredientes

1 xícara de arroz cozido; 1 unidade de ovo; 2 colheres de sopa de farinha integral; 1 colher de chá de ervas finas; 1 colher de chá de páprica defumada; 1 colher de café de sal; 2 colheres de sopa de cebolinha; 1 colher de fermento químico em pó; 1 colher de sopa de levedura nutricional; azeite de oliva a gosto.

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes em uma tigela e misture bem; unte uma assadeira com o azeite de oliva ou forre com papel manteiga; faça as bolinhas com a massa, com a ajuda de duas colheres de sopa e disponha na assadeira; asse por 20 minutos em forno pré-aquecido a 200ºC e sirva em seguida

Torta de Arroz com Legumes e Frango

Ingredientes para a massa

1 xícara (chá) de leite desnatado; 1 copo de iogurte natural; 4 ovos; 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de óleo de girassol; 2 xícaras (chá) de arroz branco cozido; 1 colher (café) de sal; 1 colher (sopa) de fermento em pó químico; azeite de oliva para untar a forma

Ingredientes para o recheio

3 colheres (sopa) de azeite; 2 dentes de alho amassados; 1 cebola picada; 1 pimentão vermelho picado; 2 xícaras (chá) de vagem picada; 2 tomates sem sementes picados; 1 cenoura ralada; sal e cheiro-verde picado a gosto; 2 ovos batidos; 1 xícara de peito de frango cozido e desfiado (temperado com açafrão); 1 colher de sopa de gergelim torrado

Modo de Preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite de oliva, frite o alho, a cebola e o pimentão por 3 minutos. Adicione o frango desfiado, a vagem, o tomate, a cenoura, sal e cheiro-verde. Refogue por 3 minutos. Desligue, deixe esfriar e misture com os ovos batidos. Reserve.

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até ficar homogêneo. Despeje metade da massa em uma fôrma de aro removível de 24cm de diâmetro, untada. Espalhe o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Salpique o gergelim torrado por toda a massa. Leve ao forno médio, pré aquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire e desenforme para servir.

Arroz de Forno

Ingredientes

1 xícara de chá de cenoura cozida e picada em cubos pequenos; 1 xícara de chá de ervilha in natura (congelada); 1 xícara de chá de milho in natura (congelada); 2 xícaras de chá de arroz cozido; 1/2 xícara de chá de leite desnatado; 1 colher de (sobremesa) de creme de ricota light; 2 colheres de sopa de salsinha picada; 2 colheres de sopa de cebolinha picada

1 cebola cortada em cubos pequenos; sal a gosto; 1 gema; 2 colheres de sopa de azeite de oliva para refogar.

Para polvilhar em cima

1 colher de sopa de queijo parmesão ralado; 1 colher de farinha de rosca integral; 1 colher de sopa de amaranto

1 colher de chá de páprica defumada

Modo de Preparo

Em uma frigideira acrescente o azeite de oliva e refogue a cebola e por 2 minutos. Juntar a ervilha, a cenoura e o milho.

3. Refogar, misturando bem os ingredientes. Retirar do fogo e juntar o arroz. Mexer delicadamente com um garfo. À parte, bater a gema, juntar o leite, a salsa e a cebolinha e regar sobre o arroz. Misturar e colocar em um refratário sem amassar a colher, deixar solto.Polvilhar com o queijo, a farinha de rosca integral, amaranto e a páprica defumada.

Assar em forno quente, pré-aquecido, por 20 minutos.

(Receitas sugeridas por Janaiara Berbel)

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link