De perfume inconfundível, o camarão na panela, brasa ou forno toma conta do ambiente. Servido em porções à beira-mar ou preparado em casa seguindo receita tradicional de família, o fruto de água doce ou salgada conquista. Com exceção dos alérgicos, as formas de fazer e apresentar o prato são verdadeiro banquete aos que se rendem ao sabor daquele em latim é chamado "cammārus", derivado do grego kámmaros, ou kámmoro.

Em receitas mais elaboradas ou apenas frito no azeite, com limão, o camarão é uma festa
Em receitas mais elaboradas ou apenas frito no azeite, com limão, o camarão é uma festa | Foto: IStock

A pesca e a cultura de camarões são consideradasatividades econômicas muito relevantes nos países de oferta, devido ao seu elevado valor comercial. Conhecidos por gamba ou lagostim, os de grandes dimensões, como o camarão-tigre-gigante podem atingir cerca de 35 cm de comprimento e pesar cerca de um quilo - são as dimensões médias dos verdadeiros lagostins.

Na canção "Assassinaram o Camarão", do grupo Originais do Samba, narra-se uma verdadeira tragédia no mar com direito a caranguejo preso por tubarão, sardinha sequestrada pelo siri na tentativa da confissão, a letra é rica, divertida e os amantes do crustáceo sucumbem à leveza da canção e ao prato tão especial. Com samba, a receita fica ainda melhor.

ESTROGONOFE DE CAMARÃO

Ingredientes

500 gramas de camarão cinza ou rosa; 1 colher de sobremesa rasa de margarina; 1 lata de creme de leite;1 copo ou 200 ml de molho de tomate;1 colher de sopa de mostarda; 1 cebola média picada; 2 alhos picados; 1 pitada de orégano; pimenta do reino a gosto, sal com moderação.

Preparo

Limpe os camarões tirando a cabeça e a tripa. Coloque em uma panela a manteiga e após derreter jogue a cebola e deixe refogar. Quando a cebola estiver amarelinha jogue o alho para que ele refogue e não queime. Quando dourar o alho jogue o camarão, o orégano, o sal e a pimenta do reino, misture para não grudar o camarão no fundo da panela. Logo que secar a água do camarão, jogue o molho de tomate, a mostarda e misture. Desligue o fogo, e antes de servir ponha o creme de leite sem o soro. Sirva com arroz branco e batata palha, palito ou chips.

CAMARÃO NA MORANGA

Ingredientes

1 kg de camarão médio; 4 colheres (sopa) de azeite; 2 dentes de alho; 1 cebola; 5 tomates sem sementes. Pimenta-do-reino a gosto, sal com moderação. 1 lata de creme de leite sem soro; 300 g de requeijão cremoso; 1 moranga; cheiro-verde a gosto; 3 colheres (sopa) de ketchup.

Preparo

Retire a tampa e as sementes da moranga. Lave e enrole-a em papel alumínio e leve ao forno médio (180° C) por 45 minutos. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola, junte o camarão e deixe cozinhar por 5 minutos. Adicione os tomates picados, a pimenta, o sal e o ketchup. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e o cheiro-verde. Misture bem e adicione por último o requeijão. Passe um pouco de requeijão no interior da moranga e despeje o creme de camarão.