Feijoada: um prato para colocar muitas pessoas em torno da mesa
Feijoada: um prato para colocar muitas pessoas em torno da mesa | Foto: iStock

Feijoada: tão simples e bem temperada, a refeição figura na lista de pratos mais conhecidos e populares da culinária brasileira. Resultado da mistura de feijão preto, partes do porco e linguiça é também muito desejada e consumida em Portugal, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau.

A carne seca, o paio, a costela de porco defumada e o lombo são partes que fazem da feijoada, saborosa e literalmente abençoada. Diante do prato feito, rendem-se os fãs que tem como acompanhamento do prato arroz branquinho, couve refogada, torresmo, farofa e laranja. As versões com frango também são alternativa e a bebida é a gosto. Com uma legítima "branquinha", a sugestão é de chefs que elegem as cachaças como perfeitas. A cerveja, a caipirinha ou batidinhas também fazem sucesso.

Folhas de louro, pimenta e a fartura de carnes ornam bem com o feijão preto bem escolhido. Uma dica para permitir ao convidado saber do que se serve é fazer cortes diferentes para as linguiças e demais carnes. De todo jeito, o sabor é o que vale nessa junção de itens que nasceu do aproveitamento na cozinha.

FEIJOADA COMPLETA

Ingredientes: 400 g de carne seca; 400 g de costela de porco defumada; 2 rabos, 200 gramas de orelha, 1 pé de porco e 300 g de lombo de porco salgados; 100 g de bacon; 1 kg e 1/2 de feijão preto de boa qualidade; 6 folhas de louro; 400 g de cebola bem picadinha; 200 g de alho picado; 1 xícara de óleo; 12 laranjas bahia ou seleta, 1 limão, cebola e alho a gosto. Sal com moderação.

Preparo: Limpe as carnes salgadas e tire o excesso de gorduras nervuras, pelos, e coloque-os de molho na água por 24 horas; Troque a água três a quatro vezes; Escolha, lave o feijão e deixe-o de molho por pelo menos 6 horas. Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos, em fogo forte, jogando a água fora para retirar o excesso de gordura. Ferva o pé e os rabinhos separadamente, colocando o limão, cortado em quatro, na água da fervura. Coloque o feijão para cozinhar, junto com as folhas de louro e duas laranjas, com casca, cortadas em metades. Quando começar a ferver, acrescente as carnes na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha. Meia hora depois, junte os rabinhos e a costela, e após meia hora, o lombo, a linguiça, o paio e o bacon. Durante o cozimento, dispense a gordura que subir. Acrescente água quente sempre que necessário e mantenha as carnes cobertas pelo caldo. Quando os grãos estiverem macios, retire as metades das laranjas. Doure bem a cebola e o alho em uma xícara de óleo previamente aquecido em uma frigideira e coloque na panela do cozimento. Após duas horas comece a testar o grau de cozimento da carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto. Prove o sal e retire qualquer excesso de gordura. Retire duas conchas cheias de grãos e amasse com o garfo até obter uma pasta. Misture com a feijoada e abaixe o fogo. Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir. Cozinhando o feijão por mais 10 minutos em fogo brando. Descasque as laranjas restantes, retire todas as peles e sementes e corte em pedaços não muito grandes e coloque na geladeira até o momento de servir.