O clima tropical pode ser um aliado na manutenção de um dieta equilibrada e saborosa. Folhas combinadas com frutas formam uma salada tão nutritiva como refrescante e caprichar na proteína faz a refeição completa. Graças às infinitas possibilidades presentes nas feiras, sacolões e supermercados - e ao alcance de todos, a variedade é palavra-chave para dias ainda mais gostosos à mesa.

Verduras frescas, frutas e legumes: uma combinação irresistível
Verduras frescas, frutas e legumes: uma combinação irresistível | Foto: iStock

Lado a lado, a alface e a rúcula, com seus tons de verde diferentes convidam para a refeição que conta ainda com tomate cereja, manga e pepino em forma de palitinhos. Na simplicidade, o prato ganha reforço com um filé de frango grelhado com toque de mostarda. Bem gelados, sucos energizantes como os que levam como ingredientes a cenoura e a beterraba são opções para diferentes momentos. O limão e a laranja servem de base.

A vagem, a cenoura e os ovos cozidos e cortados ao meio são também alternativas para colorir a mesa e atrair. Cozida ou ralada, a beterraba se destaca também e dela ainda é possível fazer um suco misturado à laranja. Feito laboratório, a cozinha permite experimentos deliciosos e que agradam em cheio anfitriões e seus convidados.

Marinada de repolho com beterraba

Ingredientes: 500 g de repolho branco; ½ beterraba grande; 1 dente de alho; 200 ml de água; 100 ml de vinagre de maçã; ½ xícara de açúcar; 1 colher (sopa) de sal; Azeite de oliva

Preparo: Em uma panela coloque a água, o vinagre, o açúcar e o sal e leve ao fogo até ferver e dissolver o açúcar e o sal. Desligue o fogo e deixe esfriar completamente. Fatie finamente o repolho. Descasque a beterraba e corte filetes bem finos ou rale no lado grosso do ralador. Prepare um vidro grande com tampa ou um pote de vidro que tenha boa vedação. Corte o dente de alho ao meio e passe a parte cortada por todo o vidro, apenas para conferir aroma à conserva. Guarde o alho para usar em outra receita.

Misture bem o repolho com a beterraba, coloque dentro do vidro e em seguida despeje os líquidos e frios para cobrir o repolho. Adicione azeite de oliva a gosto, para dar um pouco de untuosidade, misture e tampe. Deixe na geladeira por no mínimo 24 h antes de consumir. Se possível, mexa essa mistura duas vezes durante o tempo de descanso. Na hora de servir escorra bem. Essa salada se mantém ótima por 7 dias.

Suco energizante

Ingredientes: 6 laranjas grandes; 1 beterraba grande;1 cenoura grande

Preparo: Passar a beterraba e a cenoura na centrífuga. Misture o restante com o suco das laranjas e adoçar com mel ou a gosto.

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.