O hábito de trocar a carne pelo peixe na Semana Santa, de modo especial na Sexta-feira Santa, já extrapolou a fé cristã-católica e ganhou adeptos de outras religiões. Inicialmente uma alternativa ao jejum, preparar um prato de peixe nesse período virou tradição. E uma tradição deliciosa, a qual eu aprendi a apreciar depois de adulto porque antes, quando criança e adolescente, eu não curtia muito frutos do mar. E sempre tinha bacalhau nessa época do ano, né? Agora que eu não tenho restrição alimentar alguma, eu amo demais variar no preparo desses pratos deliciosos!

No Multi Chef, certa vez, aprendemos a preparar um bacalhau tradicional, feito pelo meu amigo, o barbeiro premiado Luciano Bueno. O vídeo está no ar. E o resultado é incomparável! Com uma cervejinha, o prato fica perfeito! Assim como o bacalhau da minha comadre Renata Perfeito Ribeiro. Foi com ela que aprendiz a assar o alho inteiro, com casca e tudo, entre os acompanhamentos que vão no forno junto com o bacalhau! Insuperável mesmo só pelo bacalhau com requeijão preparado pela minha mãe Tania Luporini, que é, de longe, o melhor de todos.

Saudades também do bacalhau à lagareiro com batatas ao murro que experimentei em Coimbra. Foi uma visita inusitada: tomei café da manhã em Porto, almocei em Coimbra e jantei em Lisboa, tudo no mesmo dia. Na ocasião, fui visitar a famosa e antiga biblioteca, dei uma volta pela cidade e passei a pé, carregado com uma mochila e levando sacolas com umas quatro ou cinco garrafas de vinho de Porto. Então, na hora de almoçar, não sei se porque eu estava muito cansado ou com muita fome, pedi um prato só para mim e comi tudo, acompanhado de um bom vinho.

Com batatas e outros acompanhamentos, o peixe é uma refeição saudável e completa
Com batatas e outros acompanhamentos, o peixe é uma refeição saudável e completa | Foto: Pixabay

Os portugueses sabem preparar bacalhau, de fato! Mas, nessa época do ano, a variedade é grande: camarões, salmão, tilápia. Aliás, tem uma receite de papelote de tilápia com diversos legumes e cogumelos, ensinada pela Jéssica Pieri, que é de comer com os olhos e de encher o paladar! A receita está no ar, no canal da Multi TV no Youtube! Uma receita que vale super a pena também. Mas, também não posso me esquecer da lagosta que comi no Barô Bistro, uma preparação do chef Olinto Lemos. Que coisa maravilhosa! Minha estreia com lagosta não poderia ser melhor.

Fora tudo isso, tem os rodízios de comida japonesa. Saudades de quando o Carlinhos, do Villa Fontana, fazia rodízio. Era o melhor. Ou melhor, continua sendo, mas, não mais como rodízio. Agora, à la carte. Opções não faltam. Seja para manter viva a fé ou a tradição!

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link