O doce perguntou pro doce

Qual o doce é o mais doce

O doce respondeu pro doce

Que o doce mais doce que o doce, é o doce de batata doce

O trava-línguas entoado na infância é uma referência a um dos doces mais populares do Brasil: o de batata doce, mas o fato é que esse tipo de batatas se adapta a muitas receitas. Assada nas fogueiras das festas juninas ou preparada de forma mais sofisticada dando origem ao marrom glacê, a batata doce é versátil e agrada a diferentes paladares.

.
. | Foto: iStock

Atualmente, cardápios fitness tem incluído a batata doce nas refeições diárias. Muito além do modismo, é certo que esse tubérculo tem vitamina A, C e do complexo B, diminui o apetite porque tem baixo nível glicêmico, além de dar a energia necessária para caminhadas e exercícios físicos. Então, não tenha dúvidas, coloque a batata doce no prato porque simplesmente cozida, com um pouquinho de sal, ela é saborosa e acrescenta energia ao seu cotidiano.

Mas se quiser uma refeição elaborada, adote uma receita doce ou salgada que tem a batata doce como seu ingrediente principal, consumindo aquilo que se chama de carboidrato saudável.É importante lembrar que o marrom glacê é uma receita mais calórica, pela quantidade de açúcar adicionada, mas essa quantidade pode também ser reduzida ou substituída por açúcar de dieta.

Panquecas de batata doce

Ingredientes

1/2 xícara purê batata doce; 2/3 xícara de água;2 ovos;3 colheres de sopa de farelo de aveia; 1 colher de sopa polvilho doce; 3 colheres de sopa de azeite;1 pitada de sal

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Unte uma frigideira anti-aderente e coloque cerca de uma concha, gire a frigideira para cobrir o fundo. Faça sempre em fogo baixo! Toste a panqueca dos dois lados, recheie com o que preferir - com carne moída fica deliciosa - e está pronta! Rendem 7 panquecas pequenas.

Marrom glacê tradicional

Ingredientes

1kg de batata doce; 1 ½ xícara de chá de açúcar; 2 sachês gelatinas sem sabor; 10 colheres de sopa de água; 1 colher de sopa de essência de baunilha; 4 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

Cozinhe a batata doce por 5 minutos na panela de pressão e retire sua casca; triture em um processador ou liquidificador o legume com a primeira quantidade de açúcar;Derreta a segunda parte do açúcar em uma panela ao fogo até obter um caramelo;adicione a batata doce na panela em que está o caramelo; misture bem em em fogo baixo até obter uma textura homogênea;hidrate a gelatina com água quente e leve-a também na panela; adicione essência de baunilha ao doce;

mexa sem parar até que o doce comece a soltar do fundo da panela;coloque o doce em um refratário e leve-o para a geladeira por 1 hora.