Do café da manhã ao jantar, é possível incluir alimentos que além de saborosos, tem a função de deixar o organismo mais protegido. Reforçar a imunidade naturalmente é mais acessível do que se possa imaginar e, em grãos, sucos, caldos e até temperos, há porções generosas de nutrientes que fazem bem desde os fios de cabelo, até as unhas dos pés.

Longe de ser modinha e no momento em que o mundo reconhece o poder de destruição do coronavírus, a alimentação tem papel primordial na manutenção da saúde e a inclusão de determinados itens faz a diferença. Com opções de A a Z , a dieta pode e deve ser enriquecida diariamente.

Frutas, verduras e legumes não devem faltar na alimentação diária para aumentar a imunidade
Frutas, verduras e legumes não devem faltar na alimentação diária para aumentar a imunidade | Foto: iStock

Alho

O alho, além de trazer um sabor delicioso para os mais diversos pratos, reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Inclusive, o alho pode ser consumido junto a antibióticos. Por ser rico em vitamina A, C e E, alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

Cebola

A cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, como a alicina, que ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral.

Frutas cítricas

Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

Gengibre

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

Iogurte

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias "ruins". Esses microrganismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

Oleaginosas

Além de zinco, as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

Vegetais verdes escuros

Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado.

Zinco e seus poderes

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Brócolis com queijo

Ingredientes: 1 maço de brócolis limpos e picados;1 colher (sopa) de pasta de alho;1 ovo batido;1 xícara e 1/4 (chá) de leite desnatado ou zero lactose;2 colheres (sopa) de farinha de trigo integral;2 xícaras (chá) de queijo light ralado; 3 colheres (sopa) de azeite.

Cozinhe o brócolis no vapor e deixe ficar "al dente". Coloque em uma panela o azeite, o alho e deixe dourar levemente. Junte a farinha e continue mexendo. Em seguida, junte o leite. Bata com um garfo e forme um creme. Coloque, em um refratário, o brócolis e despeje o creme. Em seguida, o queijo ralado e, por último, o ovo batido. Deixe gratinar em forno quente. Sirva com arroz. Bom apetite.