Com a epidemia de H3N2, variante do vírus Influenza A, surgem nas redes sociais informativos com recomendações preventivas à infecção pela doença. Um deles, frequentemente encaminhado em aplicativos de mensagens, recomenda o uso do chá de erva-doce e a ingestão de fígado de boi como agentes antivirais. A FOLHA consultou a infectologista Jaqueline Capobiango do HU (Hospital Universitário de Londrina) para verificar essas informações.

Imagem traz recomendações falsas e que já foram desmentidas pelo Ministério da Saúde em 2020
Imagem traz recomendações falsas e que já foram desmentidas pelo Ministério da Saúde em 2020 | Foto: Reprodução

Capobiango explica que a orientação do uso do chá de erva-doce não elimina o vírus da gripe e que tal afirmação não possui nenhum embasamento científico. A infectologista afirma desconhecer outro medicamento para o tratamento para a infecção por Influenza que não seja o próprio fosfato de oseltamivir (Tamiflu), indicado sob prescrição médica. A imagem, ainda, recomenda o uso do chá após as refeições ‘’como se fosse café’’ para ‘’matar o vírus’’ mas a informação já foi desmentida, inclusive, pelo Ministério da Saúde. Em nota, eles também explicam que nenhum chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe.

Imagem ilustrativa da imagem Erva-doce age no tratamento contra a gripe? Folha Confere
| Foto: iStock

LEIA MAIS:

- Erva-doce não é Tamiflu caseiro

- Paraná confirma primeiro caso de ômicron e declara epidemia de H3N2

- Anvisa autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir de 5 anos

A ingestão de fígado de boi, de suco de laranja ou acerola e também de vitamina C como tratamento da gripe também não possuem comprovação científica. Ainda assim, a imagem apresenta indicações verdadeiras, como evitar locais de multidão, lavar as mãos regularmente, fazer o uso constante do álcool em gel e em caso de sintomas respiratórios procurar ajuda médica.

Epidemia de gripe preocupa população que busca alternativas naturais para se proteger
Epidemia de gripe preocupa população que busca alternativas naturais para se proteger | Foto: iStock

A infectologista ressalta a importância da vacinação contra a gripe e de seguir as recomendações feitas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). ‘’A Influenza pode matar!’’, conclui. No Paraná já foram confirmados doze óbitos pela H3N2 e embora a previsão para a chegada das vacinas dessa variante seja para os meses de março e abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina disponibiliza doses da vacina contra a gripe para quem não se vacinou no ano passado.

Para obtê-la é necessário agendar data e horário da aplicação, por telefone ou diretamente na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima. No momento da vacina é necessário apresentar documento de identificação com foto. Todas as pessoas acima de 6 meses de idade podem se vacinar contra a gripe.

Imagem ilustrativa da imagem Erva-doce age no tratamento contra a gripe? Folha Confere

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.