| |

Oswaldo Militão - Social 5m de leitura

Na conexão Londres-Londrina

ATUALIZAÇÃO
04 de agosto de 2020

Oswaldo Militão
AUTOR

Os irmãos Teixeira participaram de um encontro de família em Londrina. As irmãs que moram em Londres vieram para uma visita rápida na última semana. Elas fizeram um comentário sobre o inverno brasileiro: ”Onde está o frio? As temperaturas aqui estão mais altas  do que no verão da Inglaterra”. O irmão Fabiano, que é diretor da escola de inglês FD English e morou em Londres por mais de 15 anos, ficou muito feliz com a visita. Na foto, os irmãos Daniela, Fabiano e Carina Teixeira   

 

Dia Nacional do Padre

A folhinha marcou ontem o Dia Nacional do Padre. Lembrei-me de um padre de Londrina que “rogou praga” em um empresário da cidade que havia aprontado uma grande “sacanagem com ele”. Os dois já faleceram.  Devem estar conversando a respeito onde estiverem, se for no mesmo estágio, ou aguardando a vez... Ainda vão se abraçar.     

***

Figuraça era o padre Souza. Chegou na cidade pequena e resolveu, depois de certo tempo, melhorar a cultura dos paroquianos e passou a ensaiar os que aceitaram participar de peça teatral durante festividade da Igreja. Tudo pronto, ensaio geral no salão paroquial, mesa posta para o almoço, sentados ele, um convidado idoso, nordestino, falante, quando chegou a cozinheira com os pratos e ele perguntou: Dona Didi, que cheiro bom, o que é? Ela respondeu: olha seu Tonho, hoje, vamos comer cuscuz...O velho ergueu a voz: - Não senhora, vamos comer com as mãos mesmo... 

Padre Souza empurrou a cadeira e declarou: Chega! Parem tudo. Vamos pensar em outra coisa...        

Festa da Padroeira

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida já está preparando a Festa da Padroeira, com a equipe sob o comando do padre Rodolfo Trilstz. Ela será diferente, adaptada às novas condições  de saúde.  As orações serão voltadas para a saúde das pessoas, para os profissionais da área, e para que Brasil e o mundo todo avancem na confecção de vacinas.  Uma festa diferente, porém não menos devota.   

Solidariedade

 

A concessionária Econorte doou, dias atrás, 3mil máscaras descartáveis para Secretaria Municipal do Idoso e mais 5 mil unidades para Secretaria de Assistência Social, ambas da Prefeitura de Londrina. Até o momento, foram milhares de doações feitas. Desde o início da pandemia, a empresa já doou máscaras, produtos de higiene e kits para caminhoneiros, entidades assistenciais, Polícia Rodoviária Federal e  5º Batalhão da Polícia Militar. Na foto, os representantes da Econorte, Roberto Ferreira Lopes e Jorge Batista Coelho Neto, com a Secretária do Idoso, Andrea Bastos Ramondini Danelon  

Agosto: famosos que se foram  

Agosto lembra nomes de gente famosa que se foi deste para outro mundo. A atriz Marilyn Monroe, aos 36 anos, foi encontrada morta no dia 5 de agosto,  em 1962. Estava esticada na cama, com telefone em uma das mãos. Causa mortis: excesso de comprimidos.  Seu ultimo filme foi  Os Desajustados, com Montgomery Clift e Clark Gable.  No mesmo dia 5 de agosto, a cantora Carmen Miranda morreu aos 46 anos, em Los Angeles. Chamava-se Maria  do Carmo Miranda Cunha, mas seu tio, fã da ópera Carmen, colocou-lhe o nome artístico de Carmen Miranda. Foi aquele sucesso. Primeira música que gravou foi Taí, de Joubert de Carvalho, o mesmo autor da música Maringá. No dia 4 de agosto morreu o cantor Dick Farney, cujo nome verdadeiro era Farnésio Dutra. Era ótimo cantor de boate, de fox, de samba canção e etc.  Sua primeira gravação foi Copacabana, a princesinha do mar.  Depois gravou Marina Morena, composição de Dorival Caimmy. Veio a Londrina uma única vez, para se apresentar no Country Club. Ainda no dia 5 de agosto, atentaram contra a vida do político e deputado federal Carlos Lacerda, no famoso crime da rua Tonelero, no Rio de Janeiro. Dezenove dias depois, ainda em agosto, houve o suicídio do presidente Getulio Vargas. Um  jovem londrinense, que servia o Exército, e estava de plantão no Palácio de Getulio, estava lá e ouviu o tiro.   Esse jovem é o hoje produtor rural Hélio Turquino, que mora com a família em Londrina e tem propriedades no Mato Grosso do sul e no Pará.    

Aniversário de pioneira

 

A pioneira Julieta Caminhoto Rotondo comemorou aniversário reunindo as quatro gerações da família. Na foto, a aniversariante entre as filhas Susi e Rosane, neta e bisnetas.  

Fórum da OAB

Comemorando o Dia do Advogado, a OAB de Londrina promoverá dia 11 deste mês o seu já tradicional Fórum de Prerrogativas, desta feita com novo formato e que irá se transformar no primeiro Webinar  de Prerrogativas. Nomes importantes do cenário nacional deverão participar: Cássio Teles, presidente da Ordem no Paraná; Luís Flávio Borges Durso, ex-presidente da OAB paulista;  Eleonora Nacif, da Escola Superior de Advocacia de São Paulo;  Rodrigo Sanches Rioz, doutor pela Universitá di Roma;  a famosa La Sapienza; e Dora Cavalcanti, diretora do Innocence Projet Brasil.  Será a partir das 19 horas, pelo Canal ESA-PR no Youtube.  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS