O doutor Walter Taki, cirurgião do quadril, organizou recentemente em Londrina a primeira Jornada de Quadril da SBQ - Regional Paraná - como presidente da entidade. O evento reuniu cirurgiões no auditório da Unimed, incluindo nomes reconhecidos nacionalmente, como o doutor Marcos Giordano, atual presidente da SBQ nacional, e o doutor Emerson Honda. Foi uma intensa troca de experiências sobre vias de acesso nas cirurgias de prótese de quadril.

Drones para refrescar o povo

Gisela Canezin Galeto e Eduardo Galeto em viagem para Dubai presenciaram um fato muito curioso: passeando pelas ruas da cidade, olharam para cima e viram drones jogando água para refrescar as pessoas. Diante do intenso calor, a prefeitura de Dubai teve esta iniciativa tecnológica. Por sinal, com bons resultados. O casal narrou a experiência inédita para Rafael Sapia, da "Seu Destino", que conhece a região e afirma que em algumas épocas do ano faz muito calor por lá.

Perfume by Filipinas

Tem sido grande a venda de perfumes e hidratantes "Ylang Ylang", exóticos produtos das Filipinas. Em São Paulo e Brasília a procura tem sido grande. Dizem que faz homem e a mulher ter mais vontade de aproveitar a vida, de viver melhor...

Homenagem para Tumoru Sera

Imagem ilustrativa da imagem Jornada de Quadril
| Foto: Divulgação

São 50 anos de pesquisa e muita contribuição para a evolução tecnológica nas lavouras de café com o desenvolvimento de 13 cultivares, que abriram fronteiras para a cafeicultura no Brasil e em outros países. Os estudos do pesquisador Tumoru Sera resultaram em avanços econômicos e ambientais. O engenheiro agrônomo que completou cinco décadas de atividades no IDR-Iapar foi homenageado pelo deputado estadual Tercilio Turini, na ExpoLondrina, com Votos de Congratulações e Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná. Natural de Nova Fátima, estudou no Colégio Agrícola Manoel Ribas, em Apucarana, fez Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Paraná e doutorado na ESALQ/USP. "É uma honra receber essa homenagem. Vejo agora meu filho Gustavo e colegas dando sequência às pesquisas", declarou. Na foto, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, o deputado Tercilio Turini, Gustavo e Tumoru Sera e a presidente em exercício do IDR-Iapar, Vânia Cirino.

Audiência de Custódia

Informações de Brasília dão conta de que as chamadas "audiências de custódia" já soltaram 40% das pessoas que são presas. O MPF quer que haja mais rigor nas considerações do poder Judiciário.

Notre Dame só em dezembro!

A Comissão que comanda a reconstrução da parte da Catedral de Notre Dame, em Paris, destruída por fogo, informou que as obras só ficarão prontas no final de dezembro. Como se sabe, os 6 milhões de dólares ( ou euros? ) foram doados por empresários franceses. A Notre Dame é um dos três maiores símbolos da capital da França.

A preferência

Vários cantores e cantoras, e visitantes da ExpoLondrina, ficaram hospedados no Hotel Bourbon, que continua sendo o preferido de quem vem à cidade e quer sentir-se em casa. O staff de Roberto Vezozzo e Fábio Vezozzo cumprindo todas as normas de bem receber os visitantes.

Em 3 Olimpíadas Internacionais de Matemática

Imagem ilustrativa da imagem Jornada de Quadril
| Foto: Divulgação

Lorenzo Coneglian, de 13 anos, conquistou um feito extraordinário, ao se qualificar para competir na etapa Global de 3 Olimpíadas de Conhecimento Internacionais de renome na área da matemática: duas na Ásia e a prestigiada Copernicus nos Estados Unidos, de 14 a 18 de julho, em Nova York. O garoto acumula um total de 32 medalhas em Olimpíadas do Conhecimento, 22 obtidas em 2023. Aos 6 anos, Lorenzo recebeu a identificação de Altas Habilidades/Superdotação e hoje, com um QI (quociente de inteligência) 146, maior que 99,9% da população mundial, faz parte da Intertel, uma sociedade de alto QI . No entanto, para realizar o sonho de competir na Global da Copernicus, em Nova York, Lorenzo enfrenta um obstáculo . Sua família não possui os recursos financeiros para custear as despesas. Para fazer uma doação ou oferecer assistência, entre em contato pelo telefone (43) 99936-3261.

As 10 Máximas do Dr. Gregori!

Do livro "Conflitos & Convicções", do doutor Francisco Gregori, um dos mais famosos cirurgiões cardiovasculares do Brasil, aqui estão as suas "10 Máximas" consideradas especiais:

1 – Amar ao próximo! - eis o único mandamento divino.

2 – Felicidade não se compra: aluga-se.

3 – Marx, levaram a sério a sua utopia. Erraram o século, decerto, uns dez a mais.

4 – Mulher é como o coração: é melhor conservá-la do que trocá-la.

5 -- Não existe perdão. A resignação que é mais frequente e conveniente.

6 – O prolixo deglute dicionários e expele uma sopa de letrinhas.

7 – A mulher brasileira é a mais fogosa, diz quem conhece o mundo feminino.

8 -- Adúltero, esteja atento: Casanova hoje, Otelo amanhã.

9 – Discuta bastante a relação e terá uma rápida separação.

10 – Para o ateu ter perdido a fé, não foi tão simples, nem tão fácil.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina