| |

Marcos Rambalducci - Economia Nossa de Cada Dia 5m de leitura

Sondagem mostra recuperação na indústria londrinense

ATUALIZAÇÃO
26 de julho de 2020

Marcos Rambalducci
AUTOR

Pesquisa mensal realizada pela UTFPR em parceria com o SINDIMETAL Norte revela que o nível de Utilização da Capacidade Instalada – UCI da Industria Eletro Metalmecânica está acima da média dos últimos 3 anos, deixando antever que o setor pode se recuperar mais rapidamente do que as previsões iniciais, apesar dos sinais desencontrados apresentados por outros indicadores.

Índice de UCI...

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada – UCI é um índice que mede o nível de atividade da indústria e é obtido pela relação entre o volume efetivamente produzido pela indústria (ou unidade industrial) e o que poderia ser produzido - se o equipamento estivesse operando a plena capacidade.

... é um forte sinalizador...

Essa métrica é um indicador econômico chave para se conhecer a dinâmica com que a indústria está operando e uma baixa taxa de UCI é motivo de preocupação tanto para os empresários, como trabalhadores e gestores públicos.

... das condições econômicas

Baixos níveis de UCI, significam existência de equipamentos que geram custos, desempregam trabalhadores e inibem a arrecadação de impostos. Já uma UCI em alta, é sinalização de recuperação econômica, absorção de mão-de-obra e mais recursos para o Estado.

A pesquisa no Brasil...

O índice nacional de UCI é calculado mensalmente pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, por meio de questionários enviados às empresas, que respondem se estão trabalhando intensamente ou se parte das máquinas está parada.

... e em Londrina

Na nossa cidade a Sondagem Mensal é realizada pela UTFPR em parceria com o SINDIMETAL Norte envolvendo a Industria Eletro Metalmecânica.

O fundo do poço...

Março, como reflexo da pandemia, trouxe a primeira queda no ano na utilização da capacidade instalada mas foi em abril que atingimos o fundo do poço. A média nacional de UCI naquele mês ficou em 49% enquanto em Londrina a média bateu em 52%.

..., a recuperação em maio ...

O mês de maio já sinalizava início de recuperação respectivamente com 55% e 75% de ocupação da planta produtiva.

... e consolidação em junho

O resultado do mês de junho divulgado no último dia 23 apontou que o setor em Londrina está operando a 80% de sua capacidade instalada. Já o resultado nacional aponta para uma média de UCI de 62%, também com vetor positivo.

Ocupação da mão de obra...

Ainda é cedo para dizer que a indústria iniciará a contratação de mais mão-de-obra, mas a sondagem indica que os trabalhadores com contrato suspenso e com jornada reduzida já deixaram esta condição.

... e baixo estoque...

Os estoques de produtos acabados estão abaixo daqueles do mês anterior e abaixo do que estava planejado para o mês.

... sinaliza um agosto ainda melhor

Todos estes indicadores permitem adiantar que o mês de agosto será ainda melhor pela necessidade de adequar os níveis de estoque e manter o atendimento à demanda.

Mas exigindo cautela

É necessário aguardar o comportamento da economia como um todo pois esta demanda inicial pode ser fruto de um represamento decorrente da pandemia, e ainda paira sobre nossas cabeças o perigo de uma segunda onda da Covid-19.

Dr. Marcos J. G. Rambalducci, economista, é professor da UTFPR. Escreve às segundas-feiras

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS