A Lava Jato já era, mas houve agora o flagrante do transporte de 77 quilos de ouro por PMs paulistas como em passado tivemos o caso dos mais de R$ 50 milhões no apartamento emprestado pelo Gedel na Bahia. O ritmo da repressão muda, mas no imaginário ninguém nos supera.

Pessimismo

Escalada de juros no Brasil e nos EUA: Selic leva a nossa para 12,75% ao ano e prevê novas altas em ritmo menor, e nos Esteites, na maior inflação em 40 anos, a alta é de 0,5 ponto na taxa que flutua entre 0,75% e1%, um espanto para o século.

Capa da "Time"

Lula virou capa da maior revista do mundo, a "Time", e na entrevista disse que Zelenski tem tanta culpa quanto Putin pela guerra na Ucrânia. Como na fala sobre aborto, deixou a opinião dividida. Falou que deveria mais negociar, ainda que sob bombardeios destruindo cidades.

Grana pública

No show das centrais sindicais a cantora Daniela Mercury recebeu dinheiro público (R$ 160 mil) em apoio a Lula. Descuidos dessa ordem são tidos como imperdoáveis em campanha eleitoral.

Ironia

Por haver ironizado, com extrema crueldade, a jornalista Miriam Leitão e seu martírio na tortura, o deputado Eduardo Bolsonaro responderá a processo ético na Câmara. Se levar a pior, o que é difícil, não haverá perdão.

Front

Temia-se que o pós-carnaval alterasse o quadro da pandemia, mas as UTIs para Covid seguem esvaziadas. Mesmo no Rio, que teve blocos na rua, há apenas 17% dos leitos ocupados. Entre terça e quarta 51 óbitos e 20.556 infecções. Paraná é um dos estados com menor ocorrência, com 158 internados com a doença ou suspeita. Entre 8 de fevereiro e 3 de maio 7 mortes. Após relaxada, Curitiba aparece com 2 mil casos ativos. Cientistas continuam recomendando cautela e cuidados sanitários.

LEIA MAIS:

Sem observador
Reação ao racismo

Pedágio

Atrapalhando o tráfego com luzes apagadas e as praça de pedágio sujeitas a vandalismo são alvo de irritação dos usuários e a Justiça Federal, provocada, pediu explicações ao Dnit. Até parado o pedágio atrapalha e visto como maldito, posto que não haja outra solução no Estado falido.

Repique

"Bandido que levantar arma para polícia vai levar bala" -disse o governador paulista Ricardo Nunes num evento em que anunciou o aumento de policiais militares nas ruas. No mesmo dia houve o caso dos PMs com 77 quilos de ouro.

Daniel

Pelo jeito o deputado Daniel Silveira tende a virar um mito que nem o Daniel Boone: recusou a intimação do STF e disse que jamais usará tornozeleira. Mas o Banco Central afirma ter transmitido a ordem para bloqueio de suas contas.

Investimento

Com a nova alta da Selic, gente ligada em investimentos sugere a opção pela renda fixa. Entendidos indicam títulos pós-fixados e destacam a importância de manter pelo menos alguma diversificação em carteira.

Folclore

Ratoeira é bem um símbolo do estilo Requião para opor-se ao governador que tenta a reeleição. Mas há dúvidas de que o ex-governador mantenha o seu humor ácido, já que a sua atuação é vinculada à de Lula que parece adotar o paz e amor como linha e extensiva aos palanques nos estados. Há um setor que recomenda o livre debate, acreditando que Requião é mais preparado.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

\;