O Itamaraty é contra observadores da Europa na eleição brasileira e Bolsonaro também. Mas há outros interessados, como o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, com delegação parlamentar de outros países. Com observadores fica difícil um repeteco de Trump por aqui, embora visivelmente tentado por Bolsonaro com a bronca das urnas eletrônicas.

Raiva

Em apenas um mês ocorreram três mortes por raiva humana em Minas Gerais. Numa fase de supostas glórias do Brasil, no regime militar anunciou-se que um médico brasileiro teria resolvido o problema, o que sabidamente não é verdade. No Paraná é produzida a vacina contra a raiva canina, mas a patologia pode ter origem em morcegos e há formas de prevenção específica.

Front

Entre domingo e segunda tivemos 90 mortes e 7.133 infecções por Covid-19, Curitiba dois óbitos e 501 infecções, casos ativos sobem para 1.550. Moderna pede aval a Anvisa pra vacinar bebês. Em meio à pandemia mortes em casa por outras doenças sobem significativamente. Adiamento de procedimentos na crise sanitária pode ter contribuído. Mesmo em domicílio mortes por Covid foram elevadas: 5.824 em 2020 e 9.047 em 2021. Câncer e doenças cardiovasculares causaram 312.135 em domicílios.

Globolando

Em painel da Rio20, o diretor global Amauri Soares explicou que o crescimento evangélico, tendente a superar o católico, entrou nas preocupações da Rede na fidelidade de conectar o Brasil e o brasileiro. A emissora carioca apostou em passado distante em questões negativas como a do bispo evangélico que chutou a imagem de santa brasileira. Firmeza mesmo é com o Flamengo, leva jeito de eternidade, mesmo que o Mengo não seja lá essas coisas.

Indústria

Houve crescimento do segmento industrial com 0,3% em fevereiro, mas persiste defasagem da pré-pandemia em 4,5% negativos.

Resistência

Há no Paraná uma resistência articulada contra a austeridade. Ela se revelou agora na criação dos 542 cargos comissionados pelos mesmos agentes que se negaram a apoiar a proposta de Ratinho Júnior, que se negaram a apoiar uma pequena redução em sua participação nos orçamentos. É um caso com todo jeito de incurável, apesar da facilidade com que congelaram salários dos barnabés. Segundo esse pessoal, austeridade é reacionarismo.

Dengue

Ocorrência no Brasil da dengue repete os números do ano passado. Londrina obteve elevada redução com armadilha da ovitrampas. Esse dispositivo é usado desde 1965 em estudos em diversos países.

Mnemônica

Com os lances da ação militar russa, agora com ataques a Odessa, houve a lembrança do filme clássico de Eisestein justamente a cena da escadaria naquela cidade e o carrinho de bebê descendo os degraus no filme "O encouraçado Potenquin." É preciso lembrar num momento em que se cancelam as expressões de arte e cultura, balê inclusive, poetas e romancistas, como se tivessem a ver com a insânia do momento.

Perda

Segundo dirigentes do Banco Mundial, o Brasil deve levar a pior na alta das commodities com origem na guerra da Ucrânia. Tanto o Brasil como os países da América Latina deverão ter extrema dificuldade em tirar vantagem da situação.

Folclore

E agora o STF está afirmando que Daniel Silveira perdeu o mandato. Quem esperava que o perdão presidencial o livraria desse risco percebe que o suspense continua quanto aos efeitos da condenação.