Expulso do PSB o vereador Camilo Cristófaro, de São Paulo, por ter dito "isso é coisa de preto" na sessão legislativa. Na mesma ocasião a secretária do consulado da Hungria, no metrô paulista, sugeriu que o cabelo de uma passageira negra poderia ser transmissor de doenças, o que provocou tumulto até a chegada da polícia. Mesmo em doses homeopáticas, como essas, a reação é saudável.

Tamanho da crise

Só se tem uma ideia da dimensão do drama que estamos vivendo quando se constata que em cinco anos o real teve uma perda de poder de compra de 30%. E o processo de corrosão segue enquanto discutimos se aumentamos ou não a taxa de juros.

Valeu

Valeu a pena esperar pela ExpoLondrina, cancelada por dois anos em função da pandemia, ao render R$ 1,8 bilhão e ter um afluxo de público 21% maior do que em 2019. A euforia da Sociedade Rural do Paraná se justifica no aumento em 300% em movimentação financeira e de público.

Aborto

A decisão sobre o aborto de 1973 deve ser modificada, segundo um vazamento de notícia da Corte Suprema dos EUA, e isso está sendo visto como vitória para Trump em 2024. O parecer não é definitivo e só o teremos no fim de junho. A reversão não torna o aborto ilegal, mas sua liberação nas mãos de cada estado. Hoje 24 dos 50 estados tentam limitá-lo e empacam na jurisprudência de 1973.

Pela democracia

Depois das manifestações de Arthur Lira, presidente da Câmara, e de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, em sentido contrário à pregação bolsonarista contra o processo eleitoral, seguiu-se outra declaração, agora dos presidentes do STF, Luiz Fux, e do Congresso, com maior ênfase na questão eleitoral e busca de harmonia entres os poderes. Tanto parlamentares como magistrados eleitorais querem observadores do exterior em nossa eleição e tentarão fazê-lo por suas entidades internacionais.

Covid em alta

Já há sinais de preocupação entre epidemiologistas quanto ao discreto aumento de médias móveis de casos e óbitos na segunda-feira. Entende-se porém que é cedo para previsão de nova onda. Entre segunda e terça tivemos 108 mortes e 21.748 infecções.

O caso da China em escala mundial com lockdowns em cidades gigantes é o maior dos alertamentos. Estabilização da queda pode implicar em redução da imunidade.

Alertas

Instrumental novo da MapBiomas avalia autorizações para desmatamento e ações de monitoramento e apurou que o governo federal inspecionou menos de 3% dos alertas. São fortes as razões pelas quais o G7 deixa de nos convocar pela terceira vez consecutiva.

Mães

É boa a expectativa de resposta do Dia das Mães, como por exemplo as providências do varejo e da indústria para conter o preço das mercadorias nos mesmos níveis do ano passado, e nesse sentido as redes têm reduzido suas margens de lucro. O faturamento dos restaurantes no evento sobe cerca de 30%.

Pedágio

Acordo judicial com concessionária garante, pelo que foi acordado, obras nas BR-277, BR-373 e BR-476.

Bloqueio

O entendimento do ministro Alexandre Moraes é de que o indulto não tem a abrangência imaginada pelos bolsonaristas e além de exigir o uso da tornozeleira eletrônica por Daniel Silveira bloqueou R$ 405 mil de suas contas. Vai ser outra área de disputas de traço político.

Folclore

Pelo tamanho das penas acumuladas por Sergio Cabral imagina-se a que ponto poderia chegar a Lava Jato em agentes políticos se não fosse tão bombardeada.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.