O cerco de Lula à terceira via sob o fundamento de que a vitória em primeiro turno evitaria o golpe não pegou bem nos partidos que pretendia unir e no MDB a indiferença pela candidata Simone Tebet pegou mal como deselegância. Mas no PSD há uma aproximação com Kassab e Rodrigo Pacheco. Nota-se que tendência é ignorar o apelo no primeiro turno.

Veto

Depois dos vetos culturais derrubados, o Congresso derrubou aquele de Bolsonaro à compensação aos estados pelas perdas com o ICMS.

LEIA TAMBÉM: Prefeito de Apucarana suspeito de tentar barrar investigação na Câmara

Front

Entre quarta e quinta houve 292 mortes e 65.080 infecções em 24 horas; no Paraná 34 mortes e 3.162 casos; Curitiba com 3 óbitos e 917 casos. Um terço das vacinas contra gripe permanecem parados em postos de saúde. Nova variante -BA.2.75 - extremamente transmissível, registrada em 11 países, faz parte da ômicron e tem mutações ainda não vistas em outras cepas. No Rio houve continuidade da aplicação da Coronavac em crianças de três a cinco anos. Depois de queda, casos ativos sobem em Curitiba.

Líder

O Paraná é o maior produtor de peixe em cativeiro do país e está igualmente entre os que detêm as mais elevadas tecnologias.

Pacto

Ação da Cidadania, fundada pelo Betinho, lança hoje (16) campanha para reeditar o movimento de 1993 quando a fome atingia 32 milhões de pessoas. A Ong faz um apelo público em apoio a 15% de brasileiros que não têm o que comer. ´Várias empresas como Assaí, B3 e Claro aderiram ao pacto e se espera que o evento se desenvolva como o do passado.

Ficha

Aos poucos vai se formando a ficha do anestesista estuprador: morador da Barra da Tijuca concluiu especialização há quatro meses e trabalha com o pai em clínica de ginecologia. De Giovanni Quintella há seis casos em investigação no mesmo hospital e a delegada apura cerca de trinta nomes de pacientes que foram atendidas por ele.

Motivação

A morte do tesoureiro do PT, Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu, segundo relato da polícia, não teve motivação de ódio e política. De fato o crime é primário, mas sua raiz politica é visível. A Polícia Federal, preocupada com os sinais de violência, está acionando os estados por mais segurança nas eleições e impedir ações contra os candidatos no processo eleitoral.

Inflação

A inflação se mede no carrinho de compras ou na verificação singela de que o vale refeição cai de 18 para 13 dias nos últimos três anos.

Fake news

O presidente em exercício do TSE, Alexandre de Moraes, determinou a exclusão de vídeo no canal bolsonarista Grupo B38 do Telegram por fake news contra o presidenciável Ciro Gomes. Na decisão destacou que Marcos Koury é responsável pelo que é publicado e caso o vídeo não seja excluído haverá multa. Como se percebe, haverá ação forte contra a má informação com objetivo de lesar.

Álvaro

Álvaro Dias, ainda que irritado com seu ex-pupilo Sergio Moro, não pretende travar polêmica diante do ex-juiz, mas enfrentá-lo com sutilezas como, por exemplo, a de que não e nem nunca foi oportunista. Sutileza, se for muito sutil, não se capta.

Negativo

O comitê da Petrobras rejeitou dois indicados por Bolsonaro para o Conselho de Administração. São eles Jhonatas Assunção e Ricardo Soriano, o primeiro número dois do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o segundo procurador-geral da Fazenda Nacional

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina