Sim, eu costumo aproveitar algumas promoções e ofertas de produtos que estão próximos ao vencimento e que, em razão disso, sofrem um desconto de até metade do valor. Faço isso com carnes, embutidos, bolachas, cervejas e até chocolates. Recentemente, aproveitei e comprei duas peças de quase um quilo cada de queijo brie, no supermercado Angeloni. Na ocasião, faltava ainda quase um mês para o vencimento, mas o preço estava muito atrativo. Então, tive que inventar muitas combinações com queijo brie para poder aproveitar cada pedacinho comprado.

Obviamente, nada melhor que cortar uns pedacinhos e ir degustando com um bom vinho. Fiz muito isso. Mas, para dar uma incrementada, deu para preparar versões diferenciadas e potencializadas do aperitivo. Uma delas, muito simples: basta saltear um pouco de mel no queijo. E, para quem gosta, é possível triturar um pouco de castanha de caju, acrescentando alguns pedacinhos pequenos. Fica simplesmente sensacional! Garanto que os convidados vão adorar.

Em outra versão, utilizei uma calda de frutas vermelhas, que deu um charme especial ao aperitivo. Mas, aqui, uma atenção. Quando a calda da fruta vermelha entra em contato com o fungo que encapa o queijo brie, provoca uma reação química naquela parte branca, dando a impressão e a aparência de que o queijo pode ter estragado. Entretanto, nada mais é do que a reação química do mofo Penicillium camemberti, ou à temperatura da calda ou a algum composto de alguma das frutas vermelhas utilizadas no processo.

Mas, sem medo de ser feliz, pode apreciar a combinação à vontade. Tal qual a com mel. Se quiser, sirva com umas torradinhas, que também fica boa a harmonização. Além disso, precisei inventar outras situações para poder degustar tanto queijo brie em tão pouco tempo. E o coloquei no meio do pão com manteiga. Um dos pães que eu mais gosto é o salt pan da Hachimitsu, além do francês normal. E, claro, não pode faltar a utilização do queijo brie no risoto!

Aqui, sempre prefiro preparar risotos à base de queijo brie combinando com camarão. Fica delicioso! Quem gosta, pode incrementar com tomate cereja ou palmito, que também fica gostoso. Eu já fiz, noutras ocasiões, o preparo mais inusitado: misturar o queijo brie com mel e nozes no risoto. Ficou impressionantemente gostoso! Ou seja, tudo depende da criatividade e do gosto de cada um. Agora, você pode escolher qual combinação e preparar a sua receita preferida. E uma dica: esses dias passei no mesmo supermerdado e tem queijo brie da Cruzília por R$ 79,90 o kg. Quando comprei na promoção, o quilo saiu por cerca de R$ 50. É só fazer a conta e perceber que ainda dá para aproveitar.