A pizza é uma paixão nacional, trazida pelos italianos em meados do século passado e reinventada, constantemente, pelos próprios brasileiros. Massas, sabores, recheios e bordas ganham novos significados por aqui. Embora não seja unanimidade, é destaque no cardápio do país e consumida por mais de 1 milhão de pessoas por dia, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp). Metade desse total somente em São Paulo, a segunda capital no mundo que mais consome pizza atrás de Nova York.

Gosto e já experimentei diferentes tipos e sabores de pizza. Aprecio muito a massa fina italiana, com recheios generosos, o que é típico no Brasil. Desde as mais simples às mais elaboradas, não há restrições ao meu paladar. Entretanto, dentre as muitas e diversas pizzarias aqui de Londrina, quero destacar uma em especial: a Pizza Mais. Não apenas porque nos patrocinou em um vídeo especial do Multi Chef, no Youtube da Multi TV, mas, sobretudo, porque lá tenho muitas boas histórias e lembranças.

Pizza doce: para quem quer variar os sabores
Pizza doce: para quem quer variar os sabores | Foto: Giovana Oliveira/ Divulgação

Estão sempre frescas na memória as vezes em que pedimos pizza para receber parentes de Curitiba e de Campinas. Os elogios foram unânimes. Ademais, é sempre uma boa pedida aqui em casa, em família, nas noites de domingo, acompanhada de um bom carteado. Isso porque, além do sabor, a gente gosta de colecionar os ímãs que, quando 12 completos, dão direito a uma pizza de graça! Sem falar nas vezes em que, logo depois da missa, degustamos a pizza e um bom vinho italiano Primo Primitivo, eu, meu afilhado Lucca Zanon e meu compadre Nelson Zanon Júnior.

Talvez esse seja dos principais ingredientes da pizza: as boas memórias e lembranças. Das pizzadas com os amigos; da venda de pizzas para arrecadar dinheiro nos projetos da igreja; da pizza napolitana degustada em Nápoli, na Itália, com o amigo Delci Filho; das muitas reuniões de família; da preparação de pizza na casa do João Carvalho e da Alessandra Sindice, entre muitas outras. Quem aí não tem uma boa recordação de algum momento ao redor da pizza? Certamente, são muitos.

Talvez seja clichê sugerir que se comemore o Dia Mundial da Pizza, celebrado hoje, 10 de julho, comendo uma boa pizza. Mesmo assim, vale a dica. Afinal, embora seja considerada tipicamente italiana e tenha tido registros entre os hebreus, os egípcios e até com os chineses, no mundo antigo, a iguaria é, na realidade, um patrimônio mundial. E, como tal, deve ser apreciada por todos!

Pizza, um festival de sabores que agradam a todos os paladares
Pizza, um festival de sabores que agradam a todos os paladares | Foto: Giovana Oliveira/ Divulgação

Confira a receita de pizza salgada

E pizza doce